segunda-feira, 6 de abril de 2020

9 ANOS - Português - Profª Tania

E. E. E. F. DAVID CANABARRO 
ATIVIDADE: Aula programada
Ano: 9o TURMAS: 9a (08/04/2020) e 9B (07/04/2020) 
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
PROFESSORA: Tania Mara dos Santos Vargas 
Leia as definições abaixo e faça o que se pede: 
FATO: acontecimento, algo realizado, algum feito. É algo que é de conhecimento de todos. Sendo um fato, ele pode ser provado através de documentos, ou de outras formas de registros. 
OPINIÃO: é a manifestação das ideias individuais a respeito de um fato. 
IDEIA CENTRAL: é aquela que será desenvolvida ao longo do parágrafo. 
EXERCÍCIOS: 
1) Ao escrevermos um texto sobre determinado fato, podemos fazê-lo de duas maneiras: relatar o acontecimento tal qual ele 
ocorreu ou manifestarmos a nossa opinião a respeito dele. Sabendo disso, leia os seguintes textos e classifique aqueles que constituem fato e os que constituem opinião
a) A recuperação da camada de ozônio, que protege a Terra dos raios solares, vai demorar muito, segundo estudo publicado 
pela revista Science. A previsão é que sua destruição prossiga até fins do século XXI. Para pesquisadores russos, além dos produtos à base de CFC, que destroem o ozônio, a poluição causada por foguetes colabora em até 50% com a redução da camada de ozônio. 
(Os caminhos da Terra – ano 8, no 5.) 
b) Não dê esmolas! Em nenhuma hipótese, jamais dê esmola em dinheiro às crianças ou menores de idade que pedem na 
esquina, A mendicância é um passo para a marginalidade e temos que combater a marginalidade com todos os meios disponíveis. 
(O Estado do Paraná) 
c) Acho que todos os pais deveriam tomar a iniciativa de chamar os seus filhos para um diálogo aberto sobre sexo. E a 
atitude deveria partir dos pais – é meio constrangedor, pelo menos para mim, começar o assunto. Os pais é que deveriam perceber que seus filhos cresceram. O dever deles é nos preparar para enfrentar o mundo, mostrando o certo e o errado, principalmente no que diz respeito a sexo. 
(Atrevida – ano 4, no 29.) 
d) Proibir as crianças de comer um alimento pode despertar nelas um desejo voraz pela comida proibida. Em estudos feitos 
pela Universidade do Estado da Pennsylvania, nos EUA, crianças receberam ordens para não comer alguns alimentos. Quando a dieta foi liberada, elas comeram os alimentos antes proibidos em quantidades muito maiores que o normal. 
(Revista Isto É) 
2) Identifique a ideia central dos trechos apresentados a seguir: 
a) É consenso que o Brasil é um país com muitas leis, algumas das quais de reconhecido mérito, mesmo se comparadas às do Primeiro Mundo. Assim, a causa de muitos problemas não é a falta de leis. Mas a resistência às normas ocorre cotidianamente em muitas repartições públicas, nas quais as normas legais são facilmente dribladas com o já famoso “jeitinho brasileiro”. 
(Zero Hora) 
b) O desperdício hoje é apontado por órgãos das Nações Unidas como um dos principais inimigos a serem combatidos. A 
maioria da população não dá o mínimo valor para o líquido da vida. Age como se a água fosse um bem inesgotável. De acordo com estudos feitos pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), o consumo poderia ser reduzido em um terço se os consumidores adotassem medidas simples de economia. No Paraná, a Sanepar não dispõe de dados sobre o desperdício, mas garante que está desenvolvendo ações contínuas em busca da racionalização do consumo. 

(CREA, ano 1, no 2.)

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