E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada Ano: 8º ano Turma: 8B Data: 20/04/2020.
Disciplina: Língua
Portuguesa Profª: Tania M. S.
Vargas
Atividade:
PRODUÇÃO DE TEXTO: Produza um texto livre em que você
empregue o há e o a no texto. Após a criação do texto, justifique
cada emprego.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada Ano: 8º ano Turma: 8B Data:22/04/2020.
Disciplina: Língua
Portuguesa Profª: Tania M. S.
Vargas
Vamos relembrar:
FRASE: É uma palavra ou um conjunto de palavras que tem
sentido completo.
Ex.: Silêncio Uai! Um
rato!
Que dia lindo!
ORAÇÃO: É uma frase ou parte de uma frase que se organiza em
torno de um verbo ou de uma locução verbal.
Ex.: Isabel terminou a leitura do livro. Quero
saber o seu nome.
PERÍODO: É a frase formada por uma ou mais orações. O
período pode ser:
a a) Simples: quando formado por uma só oração (tem
só um verbo).
Ex.: Saí cedo de casa.
b b) Composto: quando formado por duas ou mais orações
(tem dois ou mais verbos).
Ex.: Saí cedo de casa, mas cheguei
atrasada no médico.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO:
São os mais
importantes da oração. A oração tem dois termos essenciais:
· * Sujeito: É o termo sobre o qual o
restante da frase diz algo.
Ex.: O menino perdeu a borracha.
· * Predicado: É o termo que contém o verbo e
informa algo sobre o sujeito.
Ex.: O menino perdeu a borracha.
Tipos de sujeito: Há cinco tipos de sujeito:
1 1) SIMPLES – é aquele que possui apenas um núcleo.
Ex.: Aquele menino joga futebol todos
os dias. (núcleo do sujeito: menino)
OBSERVAÇÕES:
1ª) Núcleo do sujeito é a parte mais importante do
sujeito, é aquela parte que dá sentido ao sujeito. Pode ser representado por um
substantivo ou qualquer outra palavra com valor de substantivo.
Ex.: As
crianças dormiram cedo.
Eles terminaram a tarefa. Viver é bom.
2ª) Posição do sujeito na oração:
a a) Na ordem direta: sujeito fica antes do
predicado.
Ex.: Os alunos terminaram os
trabalhos.
b b) Na ordem inversa: sujeito fica depois do
predicado ou fica no meio do predicado.
E.: Desenhavam alegres as crianças.
Alegres, as crianças, desenhavam.
3ª) Como achar o sujeito da oração?
Pergunta-se antes do verbo quem? Ou o que?
(fez a ação expressa pelo verbo)
Ex.: Eles fizeram o tema. (Quem fez o tema? Sujeito: Eles)
O lápis caiu no chão. ( O que caiu no chão? Sujeito: O
lápis)
2 2) COMPOSTO – é aquele que possui dois ou mais
núcleos.
Ex.: Os deputados e os senadores
reuniram-se com o presidente.
(núcleo do suj.: deputados, senadores)
3 3) OCULTO (elíptico, subentendido, desinencial) – é
aquele que não aparece na oração, mas conseguimos descobrir através do verbo.
Ex.: Fui ao supermercado ontem à tarde.
(sujeito oculto: eu)
Visualização de vídeo aula em https://www.youtube.com/watch?v=eo4f0bn8MDM
EXERCÍCIOS:
1 1) Use F para frase e O para oração:
(
) “Olha o passarinho!” ( ) Silêncio!
(
) Festa de aniversário é legal, mas dá um sono. ( ) Que medo!
(
) Feliz aniversário para todos nós! ( ) “ – Pedrinho, lave as mãos agora!”
(
) O que a gente está fazendo aqui?
2 2) Separe as orações em sujeito e predicado:
a)
Tomei um copo de suco de laranja.
Sujeito:________________________________
Predicado:______________________________
b)
O caderno e o livro são novos.
Sujeito:________________________________
Predicado:______________________________
c)
Apagamos todas as luzes da casa.
Sujeito:________________________________
Predicado:______________________________
d)
Carolina fez todos os temas.
Sujeito:_________________________________
Predicado:_______________________________
e)
A amizade não envolve falsidade.
Sujeito: _________________________________
Predicado:________________________________
f)
O visitante e o dono da casa conversaram
bastante.
Sujeito:___________________________________
Predicado:_________________________________
3 3) Acrescente o sujeito ou o predicado que está
faltando. Fique atento à concordância.
a)
Meus
amigos______________________________________________________.
b)
Eu e meus
amigos__________________________________________________.
c)
ainda
não voltou.
d)
já terminaram a colheita.
4 4) O sujeito pode aparecer no início, no meio ou no
final da frase. Copie as orações abaixo e indique o sujeito; depois, mude a sua
posição, conforme o modelo:
Modelo: O africano e o francês
corriam lado a lado./Corriam lado a lado o africano e o
francês.
Sujeito predicado predicado sujeito
a)
Os funcionários da empresa têm toda razão no seu
protesto.
b)
A televisão é nova.
c)
O dia estava escuro.
d)
Muitos imprevistos aconteceram ontem.
e)
Nessa hora uma faísca riscou o céu.
5 5) Reescreva as orações abaixo e acrescente outro
núcleo ao sujeito simples, transformando-o em sujeito composto. Preste atenção
à concordância.
MODELO: Maria voltou cedo da
escola.
Maria e Carla voltaram
cedo da escola.
a)
O homem falou em golpe.
b)
A homenagem me comoveu.
c)
Surgiu à porta o “amigo das horas más”.
6 6) Faça a correspondência adequada entre as
colunas:
(1)
Sujeito simples ( ) Os dois livros foram trocados.
(2)
Sujeito composto ( ) Fizeste o tema?
(3)
Sujeito oculto ( ) As ruas e as lojas estão vazias.
( ) Tomates, feijão e farinha
aumentaram de preço.
( ) O dia amanheceu ensolarado.
( ) Já li muitos livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário