sexta-feira, 17 de abril de 2020

8B-Português-20~04 e 22-04-Profª Tania


E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada          Ano: 8º ano          Turma: 8B          Data: 20/04/2020.
Disciplina: Língua Portuguesa          Profª: Tania M. S. Vargas

Atividade:
PRODUÇÃO DE TEXTO: Produza um texto livre em que você empregue o e o a no texto. Após a criação do texto, justifique cada emprego.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada          Ano: 8º ano          Turma: 8B          Data:22/04/2020.
Disciplina: Língua Portuguesa          Profª: Tania M. S. Vargas
Vamos relembrar:
FRASE: É uma palavra ou um conjunto de palavras que tem sentido completo.
Ex.: Silêncio                                    Uai! Um rato!                                     Que dia lindo!
ORAÇÃO: É uma frase ou parte de uma frase que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal.
Ex.: Isabel terminou a leitura do livro.                                Quero saber o seu nome.
PERÍODO: É a frase formada por uma ou mais orações. O período pode ser:
a    a)       Simples: quando formado por uma só oração (tem só um verbo).
Ex.: Saí cedo de casa.
b    b)      Composto: quando formado por duas ou mais orações (tem dois ou mais verbos).
Ex.: Saí cedo de casa, mas cheguei atrasada no médico.

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO:
      São os mais importantes da oração. A oração tem dois termos essenciais:
·     *      Sujeito: É o termo sobre o qual o restante da frase diz algo.
Ex.: O menino perdeu a borracha.

·     *      Predicado: É o termo que contém o verbo e informa algo sobre o sujeito.
Ex.: O menino perdeu a borracha.
Tipos de sujeito: Há cinco tipos de sujeito:
1    1)      SIMPLES – é aquele que possui apenas um núcleo.
Ex.: Aquele menino joga futebol todos os dias. (núcleo do sujeito: menino)
OBSERVAÇÕES:
1ª) Núcleo do sujeito é a parte mais importante do sujeito, é aquela parte que dá sentido ao sujeito. Pode ser representado por um substantivo ou qualquer outra palavra com valor de substantivo.
               Ex.: As crianças dormiram cedo.                Eles terminaram a tarefa.                Viver é bom.
2ª) Posição do sujeito na oração:
a    a)       Na ordem direta: sujeito fica antes do predicado.
Ex.: Os alunos terminaram os trabalhos.

b   b)      Na ordem inversa: sujeito fica depois do predicado ou fica no meio do predicado.
E.: Desenhavam alegres as crianças.
      Alegres, as crianças, desenhavam.
3ª) Como achar o sujeito da oração?
Pergunta-se antes do verbo quem? Ou o que? (fez a ação expressa pelo verbo)
Ex.: Eles fizeram o tema. (Quem fez o tema? Sujeito: Eles)
O lápis caiu no chão. ( O que caiu no chão? Sujeito: O lápis)
2    2)      COMPOSTO – é aquele que possui dois ou mais núcleos.
Ex.: Os deputados e os senadores reuniram-se com o presidente.                                                        (núcleo do suj.: deputados, senadores)

3    3)      OCULTO (elíptico, subentendido, desinencial) – é aquele que não aparece na oração, mas conseguimos descobrir através do verbo.
Ex.: Fui ao supermercado ontem à tarde. (sujeito oculto: eu)

Visualização de vídeo aula em https://www.youtube.com/watch?v=eo4f0bn8MDM
                                                      https://www.youtube.com/watch?v=XlhSrYazzBE
EXERCÍCIOS:
1    1)      Use F para frase e O para oração:
(    ) “Olha o passarinho!”                                                        (    ) Silêncio!
(    ) Festa de aniversário é legal, mas dá um sono.                  (    ) Que medo!
(    ) Feliz aniversário para todos nós!                                      (    ) “ – Pedrinho, lave as mãos agora!”
(    ) O que a gente está fazendo aqui?

2    2)      Separe as orações em sujeito e predicado:
a)       Tomei um copo de suco de laranja.
Sujeito:________________________________
Predicado:______________________________

b)      O caderno e o livro são novos.
Sujeito:________________________________
Predicado:______________________________

c)       Apagamos todas as luzes da casa.
Sujeito:________________________________
Predicado:______________________________
d)      Carolina fez todos os temas.
Sujeito:_________________________________
Predicado:_______________________________
e)      A amizade não envolve falsidade.
Sujeito: _________________________________
Predicado:________________________________
f)        O visitante e o dono da casa conversaram bastante.
Sujeito:___________________________________
Predicado:_________________________________
  
3    3)      Acrescente o sujeito ou o predicado que está faltando. Fique atento à concordância.

a)       Meus amigos______________________________________________________.
b)      Eu e meus amigos__________________________________________________.
c)                                                         ainda não voltou.
d)                                                                  já terminaram a colheita.

4    4)      O sujeito pode aparecer no início, no meio ou no final da frase. Copie as orações abaixo e indique o sujeito; depois, mude a sua posição, conforme o modelo:

Modelo: O africano e o francês corriam lado a lado./Corriam lado a lado o africano e o francês.
                             Sujeito                       predicado                  predicado                       sujeito
a)       Os funcionários da empresa têm toda razão no seu protesto.

b)      A televisão é nova.

c)       O dia estava escuro.

d)      Muitos imprevistos aconteceram ontem.

e)      Nessa hora uma faísca riscou o céu.


5    5)      Reescreva as orações abaixo e acrescente outro núcleo ao sujeito simples, transformando-o em sujeito composto. Preste atenção à concordância.

MODELO: Maria voltou cedo da escola.
                Maria e Carla voltaram cedo da escola.

a)       O homem falou em golpe.

b)      A homenagem me comoveu.

c)       Surgiu à porta o “amigo das horas más”.


6    6)      Faça a correspondência adequada entre as colunas:

(1)    Sujeito simples                          (    ) Os dois livros foram trocados.
(2)    Sujeito composto                       (    ) Fizeste o tema?
(3)    Sujeito oculto                             (    ) As ruas e as lojas estão vazias.
(    ) Tomates, feijão e farinha aumentaram de preço.
(    ) O dia amanheceu ensolarado.
(    ) Já li muitos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário