segunda-feira, 6 de abril de 2020

8B - Português - Profª Tania

E. E. E .F. DAVID CANABARRO 
ATIVIDADE: Aula programada DATA: 06/04/2020 
DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSORA: Tania Mara dos Santos Vargas 
________________________________________________________________________________________ 
Vamos relembrar: 
TEXTO NARRATIVO: Conta uma história. Narra os fatos que aconteceram com alguém, em algum momento e em determinado lugar. 
Como exemplos de textos narrativos, podemos citar o romance, o conto, a novela, a crônica, a fábula, o relato, a carta pessoal, o diário, a notícia etc. 
Na aula de hoje você vai ler duas crônicas e, depois de comentar um pouco sobre elas, irá estudá-las mais de perto. 
CRÔNICA 1 
Cerca de 30 mil crianças e adolescentes fogem todo ano no Brasil. Oitenta por cento voltam para casa. Dificuldades com a família e busca de independência são as causas mais frequentes das fugas. A volta é acompanhada de arrependimento. 
Sobre as duas crônicas: 
1) Observe os meios em que estes textos circularam, quando publicados. 
a) Em qual meio foi publicada a crônica 1 – “A volta do filho pródigo”? b) Que outros textos costumam ser publicados nesse meio? c) Observe o texto citado antes de o cronista iniciar a história de “A volta do filho pródigo”. 
I . A citação lhe parece familiar? Do que se trata? II . Qual a relação entre a crônica e a citação? d) E a crônica 2 – “A máquina” – em qual meio foi publicada? 
2) A crônica é uma narrativa e, como tal, apresenta seus elementos próprios e tem seu enredo organizado 
de um modo muito específico: situação inicial, conflito da história, clímax e situação final. 
a) As duas crônicas apresentam uma situação inicial, seguida da apresentação de um conflito? Explique 
sua resposta. b) Como leitor, qual você acha que é o momento de maior expectativa sobre como a história poderá 
acabar, em cada uma das crônicas? Ou seja, que cena representa o clímax da história? c) O que acontece no final das crônicas que encerra o conflito das histórias? 
3) Você acha que o modo como os escritores finalizaram as histórias pretendia surpreender o leitor? Por 
quê? 4) Leia novamente a crônica “A máquina” e responda: a) Você percebeu algo de diferente nas falas da crônica, em relação à escrita das palavras? Explique. b) A cronista usou esse recurso para produzir que efeito? c) Essa diferença no uso da linguagem acontece no texto todo – tanto na voz do narrador quanto nos 
diálogos? Explique. d) O uso da linguagem foi adequado nesse texto, considerando o contexto da situação vivida pelas 
personagens? 
E. E. E. F. DAVID CANABARRO 
ATIVIDADE: Aula programada DATA: 07/04/2020 
DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSORA: Tania Mara dos Santos Vargas 
PRODUÇÃO DE TEXTO: 
Na aula anterior você leu dois exemplares de certos tipos de crônica: a história é baseada em fatos cotidianos, tem um 
ou problema que muda o rumo da história, um 
e pode trazer um toque de 
ou de 
Hoje vamos exercitar a mudança de foco narrativo. 
1) Escolha a crônica que mais lhe agradou: “A volta do filho pródigo” ou “A máquina”. 
2) Você poderá optar por uma das seguintes possibilidades de mudança de foco, de acordo com a crônica 
escolhida: a) manter o mesmo foco narrativo, mas adotar a perspectiva de outra personagem presente no texto. Por exemplo, você pode optar por selecionar a crônica “A volta do filho pródigo” e manter o narrador em 3a pessoa, mas focando o lado dos pais da história, destacando como sentiam a sua relação com o filho e o que sentiram e fizeram quando o garoto fugiu. Ou, se selecionar “A máquina”, você pode manter o narrador em 1a pessoa, mas escolher um dos filhos para contar a sua versão dos fatos. b) mudar o foco narrativo – de 1a para 3a pessoa ou de 3a para 1apessoa - e fazer as demais escolhas 
necessárias. 
3) Ao proceder a reescrita com mudança de foco, lembre-se de que você terá de recriar a história, 
apresentando informações novas sobre o mesmo fato. 
E. E. E. F. DAVID CANABARRO 
ATIVIDADE: Aula programada DATA: 08/04/2020 
DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSORA: Tania Mara dos Santos Vargas 
PESQUISA 
• Assunto: CRÔNICA 
• Definição e características desse gênero de texto. 
• Tipos de crônica (explicar cada um). 
• Principais cronistas brasileiros. 
• Cópia de uma crônica literária. 
• Biografia do autor da crônica. 
• Identificação do assunto da crônica e foco narrativo. 

• Fontes bibliográficas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário