E. E. E .F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada DATA: 06/04/2020
DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSORA: Tania Mara dos Santos Vargas
________________________________________________________________________________________
Vamos relembrar:
TEXTO NARRATIVO: Conta uma história. Narra os fatos que aconteceram com alguém, em algum momento e em determinado lugar.
Como exemplos de textos narrativos, podemos citar o romance, o conto, a novela, a crônica, a fábula, o relato, a carta pessoal, o diário, a notícia etc.
Na aula de hoje você vai ler duas crônicas e, depois de comentar um pouco sobre elas, irá estudá-las mais de perto.
CRÔNICA 1
Cerca de 30 mil crianças e adolescentes fogem todo ano no Brasil. Oitenta por cento voltam para casa. Dificuldades com a família e busca de independência são as causas mais frequentes das fugas. A volta é acompanhada de arrependimento.
Sobre as duas crônicas:
1) Observe os meios em que estes textos circularam, quando publicados.
a) Em qual meio foi publicada a crônica 1 – “A volta do filho pródigo”? b) Que outros textos costumam ser publicados nesse meio? c) Observe o texto citado antes de o cronista iniciar a história de “A volta do filho pródigo”.
I . A citação lhe parece familiar? Do que se trata? II . Qual a relação entre a crônica e a citação? d) E a crônica 2 – “A máquina” – em qual meio foi publicada?
2) A crônica é uma narrativa e, como tal, apresenta seus elementos próprios e tem seu enredo organizado
de um modo muito específico: situação inicial, conflito da história, clímax e situação final.
a) As duas crônicas apresentam uma situação inicial, seguida da apresentação de um conflito? Explique
sua resposta. b) Como leitor, qual você acha que é o momento de maior expectativa sobre como a história poderá
acabar, em cada uma das crônicas? Ou seja, que cena representa o clímax da história? c) O que acontece no final das crônicas que encerra o conflito das histórias?
3) Você acha que o modo como os escritores finalizaram as histórias pretendia surpreender o leitor? Por
quê? 4) Leia novamente a crônica “A máquina” e responda: a) Você percebeu algo de diferente nas falas da crônica, em relação à escrita das palavras? Explique. b) A cronista usou esse recurso para produzir que efeito? c) Essa diferença no uso da linguagem acontece no texto todo – tanto na voz do narrador quanto nos
diálogos? Explique. d) O uso da linguagem foi adequado nesse texto, considerando o contexto da situação vivida pelas
personagens?
E. E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada DATA: 07/04/2020
DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSORA: Tania Mara dos Santos Vargas
PRODUÇÃO DE TEXTO:
Na aula anterior você leu dois exemplares de certos tipos de crônica: a história é baseada em fatos cotidianos, tem um
ou problema que muda o rumo da história, um
e pode trazer um toque de
ou de
.
Hoje vamos exercitar a mudança de foco narrativo.
1) Escolha a crônica que mais lhe agradou: “A volta do filho pródigo” ou “A máquina”.
2) Você poderá optar por uma das seguintes possibilidades de mudança de foco, de acordo com a crônica
escolhida: a) manter o mesmo foco narrativo, mas adotar a perspectiva de outra personagem presente no texto. Por exemplo, você pode optar por selecionar a crônica “A volta do filho pródigo” e manter o narrador em 3a pessoa, mas focando o lado dos pais da história, destacando como sentiam a sua relação com o filho e o que sentiram e fizeram quando o garoto fugiu. Ou, se selecionar “A máquina”, você pode manter o narrador em 1a pessoa, mas escolher um dos filhos para contar a sua versão dos fatos. b) mudar o foco narrativo – de 1a para 3a pessoa ou de 3a para 1apessoa - e fazer as demais escolhas
necessárias.
3) Ao proceder a reescrita com mudança de foco, lembre-se de que você terá de recriar a história,
apresentando informações novas sobre o mesmo fato.
E. E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada DATA: 08/04/2020
DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSORA: Tania Mara dos Santos Vargas
PESQUISA
• Assunto: CRÔNICA
• Definição e características desse gênero de texto.
• Tipos de crônica (explicar cada um).
• Principais cronistas brasileiros.
• Cópia de uma crônica literária.
• Biografia do autor da crônica.
• Identificação do assunto da crônica e foco narrativo.
• Fontes bibliográficas
Nenhum comentário:
Postar um comentário