sábado, 4 de abril de 2020

4A e 5A - Produção Interativa - Prof. Pedro

ESCOLA DAVID CANABARRO AULA EAD Disciplina Produção e Interação
Turmas: 4A e 5A (manhã)
Prof: Pedro O. L. Delgado

PROPOSTA DE AULA SEQUÊNCIA DIALOGADA

Exercício de leitura e estruturação

1* DIÁLOGO

Ana - Borboleta no jardim bate asas e avoa...

Cirilo - Olha lá. A borboleta pousa na tranca da porta.

Paulinha - Na igreja, la pertinho da minha casa, onde todos os dias, às 18

horas, o sino soa.

Cirilo - Moça linda canta e dança.

Ana - Leva a vida numa boa.

Cirilo - Pega o pó da borboleta

Paulinha - E pinta a cara na lagoa.

Cirilo - Depois casa e vai se embora.

Ana - De carona na canoa..

Cirilo - A borboleta e a mocinha vão viver lá em Lisboa..

Paulinha - É verdade. A borboleta e a mocinha vão viver lá em Lisboa...

Depois de ler, os alunos deverão reescrever o diálogo substituindo a palavra

"borboleta" por um nome feminino e a palavra "mocinha" pelo nome de um animal de estimação. Vamos ver como a fábula do diálogo vai ficar. O diálogo escrito pelo aluno deverá ser entregue ao professor na primeira aula presencial

2° DIÁLOGO

Menino - Na despedida da volta André deu uma rosa colorada para Maria

Altina e ela atravessou a flor no seu chapéu de palha, ali mesmo, à vista de

todos?
Menina - Quando Maria Altina e o pai estavam voltando para casa o

parecia que corria para se esconder atrás das montanhas?

Sol

Menino - Até que o danado achou uma montanha enorme e se escondeu atrás

dela? De repente ficou noite? Uma escuridão que dava medo? O pai e a filha tiveram que dormir no meio da escuridão?

Menina - Antes de dormir, Maria Altina deu jeito e arrumou a rosa numa botija

com água, para não murchar? No outro dia, de manhãzinha, rumaram para a

casa antes mesmo de o Sol sair lå de trás da montanha, onde tinha se

escondido?

Menino - Quando chegou na casa, o primeiro cuidado de Maria Altina foi cortar

a rosa bem rente do cachimbo e plantar o galho numa terra peneirada e

fresquinha?

Ps. Esse diálogo é todo interrogativo. O menino faz perguntas para a menina e a menina faz perguntas ao menino. Correto? Agora vamos transformar o dialogo interrogativo numa contação de história. Como podemos fazer isso? É só substituir os pontos de interrogação (2) por pontos finais (.). Agora o aluno

deverá reescrever o diálogo transformando-o em uma narrativa para contação

de história. Depois de reescrito o aluno deverá ler as duas versões do diálogo

em voz alta para ver como ficam bem diferentes. Vão perceber que na primeira,

usando o ponto de interrogação, são as duas crianças conversando. Já na segunda, são as duas crianças contando uma história a alguém.

30 DIÁLOGO

Mimosa - Pronto... Vejam os biscoitos de gente que eu preparei para vocês.

Beto - Biscoito de gente?

Mimosa - Sim. Biscoitos em forma de gente.

Gabi - Esse é teu.

Beto - Vejam só... Parece gente de verdade.

Carla - Sim. Parece mesmo. Devem estar deliciosos...

Mimosa - Eu costurei roupas para eles. Vocês querem comer agora ou querem

vestir a roupa?

Gabi - Os biscoitos foram feitos para serem comidos. Claro que vamos comer

agora.

Beto - Não. Eu quero brincar com o meu biscoito.

Carla - Eu também quero brincar com João - Mas, tu vai comer, não vai?

o meu.

Julia - Não. Eu vou brincar com ele. Eu quero um vestido bem bonito para

vestir no meu biscoito.

João - Mas, ele é um menino.

Julia - Mas eu quero um vestido

Beto - Mas, ele é menino. Não pode vestir vestido...

João - Essa menina tem um jeito estranho de brincar,

Gabi - Eu quero uma calça e uma camisa para vestir no meu.

João - E tu, como vai vestir o teu?

Rafael - Eu não vou vestir nada nele.

Carla - Se tu não vais comer ele agora é melhor vestir algo para ele não sentir

frio.

Beto - Veste esse pala nele. É tão bonito...

Nesse diálogo, os alunos deverão identificar os principais temas abordados pelos personagens e escrever uma historinha criando um desfecho para a

fábula.

40 DIÁLOGO

Morbela - E agora?

Belamor - Agora o quê?

Rambelo - O que vamos fazer?

Belamor - Encontrar os três casacos da senhora.

Morbela - Isso a gente sabe. Mas onde?

Rabelo - E como?

Belamor - Eu não sei.

Rambelo - Eu nunca levei muita fé nessa história de falar com

fantasma de morto. Só de falar em fantasma eu já fico todo

arrepiado.

Morbela - Tu tá com medo, Rambelo? Nós somos atores e atores não podem ter medo de fantasma.

Rambelo - Um bocadinho. Só um bocadinho. Um fantasma é um

fantasma... Belamor? O que é que tu tá fazendo?

Belamor-Escrevendo.

Rambelo - O que tu está escrevendo?

Bellamore - (lendo o que escrevera na mala). Se alguém encontrar três casacos que foram roubados do velho teatro, favor nos

devolver.

Morbela - Me parece bom. Mas, a gente precisa oferecer recompensa senão ninguém devolve.

Rambelo - Que recompensa? Não temos dinheiro nem pra

comprar comida.

Belamor - Mas depois que a gente montar A Mais Linda Peça Teatro do Mundo aí a gente vai ter muito dinheiro.

Morbela - Ai a gente paga a recompensa.

Rambelo - Ninguém vai acreditar em nós.

4/6

Bellamore -(Escrevendo na mala) Três mil e quinhentos dinheiros por

cada casaco. Pronto.

Morbela - Mas é muito dinheiro.

Belamor - Eu sei, mas depois que os casacos estiverem com a gente, ai a gente chora e paga menos.

Rambelo - Eu não vou chorar. Eu não gosto de chorar. Se fosse

pra cantar eu cantava, mas chorar eu não choro.

Belamor - Vou colocar lá na ponta da rua. Vocês fiquem aqui.

Morbela - Eu vou continuar ensaiando.

Rambelo - Eu também.

Depois de ler duas vezes o texto os alunos deverão responder as perguntas

abaixo:

1 questão:

Nesse dialogo a gente percebe que, no corpo do texto, tem algo de diferente dos demais. O que é?

2 questão:

O que os três personagens estão procurando?

30 questão:

Qual é a invenção deles para ganhar dinheiro?

40 questão:

Qual é a profissão do personagens

5* questão

O que é que um dos personagens faz durante o diálogo?

6 questão:

Qual é o valor da recompensa que eles vão oferecer?

7 questão:

Quem é o mais velho dos três personagens?

8 questão:

O que é que um dos personagens não gosta de fazer?

ga questão:

O que é que deixa um dos personagens todo arrepiado?

10 Questão: Onde um dos personagens escreve o anúncio?



Nenhum comentário:

Postar um comentário