ESCOLA DAVID CANABARRO AULA EAD Disciplina Produção e Interação
Turmas: 4A e 5A (manhã)
Prof: Pedro O. L. Delgado
PROPOSTA DE AULA SEQUÊNCIA DIALOGADA
Exercício de leitura e estruturação
1* DIÁLOGO
Ana - Borboleta no jardim bate asas e avoa...
Cirilo - Olha lá. A borboleta pousa na tranca da porta.
Paulinha - Na igreja, la pertinho da minha casa, onde todos os dias, às 18
horas, o sino soa.
Cirilo - Moça linda canta e dança.
Ana - Leva a vida numa boa.
Cirilo - Pega o pó da borboleta
Paulinha - E pinta a cara na lagoa.
Cirilo - Depois casa e vai se embora.
Ana - De carona na canoa..
Cirilo - A borboleta e a mocinha vão viver lá em Lisboa..
Paulinha - É verdade. A borboleta e a mocinha vão viver lá em Lisboa...
Depois de ler, os alunos deverão reescrever o diálogo substituindo a palavra
"borboleta" por um nome feminino e a palavra "mocinha" pelo nome de um animal de estimação. Vamos ver como a fábula do diálogo vai ficar. O diálogo escrito pelo aluno deverá ser entregue ao professor na primeira aula presencial
2° DIÁLOGO
Menino - Na despedida da volta André deu uma rosa colorada para Maria
Altina e ela atravessou a flor no seu chapéu de palha, ali mesmo, à vista de
todos?
Menina - Quando Maria Altina e o pai estavam voltando para casa o
parecia que corria para se esconder atrás das montanhas?
Sol
Menino - Até que o danado achou uma montanha enorme e se escondeu atrás
dela? De repente ficou noite? Uma escuridão que dava medo? O pai e a filha tiveram que dormir no meio da escuridão?
Menina - Antes de dormir, Maria Altina deu jeito e arrumou a rosa numa botija
com água, para não murchar? No outro dia, de manhãzinha, rumaram para a
casa antes mesmo de o Sol sair lå de trás da montanha, onde tinha se
escondido?
Menino - Quando chegou na casa, o primeiro cuidado de Maria Altina foi cortar
a rosa bem rente do cachimbo e plantar o galho numa terra peneirada e
fresquinha?
Ps. Esse diálogo é todo interrogativo. O menino faz perguntas para a menina e a menina faz perguntas ao menino. Correto? Agora vamos transformar o dialogo interrogativo numa contação de história. Como podemos fazer isso? É só substituir os pontos de interrogação (2) por pontos finais (.). Agora o aluno
deverá reescrever o diálogo transformando-o em uma narrativa para contação
de história. Depois de reescrito o aluno deverá ler as duas versões do diálogo
em voz alta para ver como ficam bem diferentes. Vão perceber que na primeira,
usando o ponto de interrogação, são as duas crianças conversando. Já na segunda, são as duas crianças contando uma história a alguém.
30 DIÁLOGO
Mimosa - Pronto... Vejam os biscoitos de gente que eu preparei para vocês.
Beto - Biscoito de gente?
Mimosa - Sim. Biscoitos em forma de gente.
Gabi - Esse é teu.
Beto - Vejam só... Parece gente de verdade.
Carla - Sim. Parece mesmo. Devem estar deliciosos...
Mimosa - Eu costurei roupas para eles. Vocês querem comer agora ou querem
vestir a roupa?
Gabi - Os biscoitos foram feitos para serem comidos. Claro que vamos comer
agora.
Beto - Não. Eu quero brincar com o meu biscoito.
Carla - Eu também quero brincar com João - Mas, tu vai comer, não vai?
o meu.
Julia - Não. Eu vou brincar com ele. Eu quero um vestido bem bonito para
vestir no meu biscoito.
João - Mas, ele é um menino.
Julia - Mas eu quero um vestido
Beto - Mas, ele é menino. Não pode vestir vestido...
João - Essa menina tem um jeito estranho de brincar,
Gabi - Eu quero uma calça e uma camisa para vestir no meu.
João - E tu, como vai vestir o teu?
Rafael - Eu não vou vestir nada nele.
Carla - Se tu não vais comer ele agora é melhor vestir algo para ele não sentir
frio.
Beto - Veste esse pala nele. É tão bonito...
Nesse diálogo, os alunos deverão identificar os principais temas abordados pelos personagens e escrever uma historinha criando um desfecho para a
fábula.
40 DIÁLOGO
Morbela - E agora?
Belamor - Agora o quê?
Rambelo - O que vamos fazer?
Belamor - Encontrar os três casacos da senhora.
Morbela - Isso a gente sabe. Mas onde?
Rabelo - E como?
Belamor - Eu não sei.
Rambelo - Eu nunca levei muita fé nessa história de falar com
fantasma de morto. Só de falar em fantasma eu já fico todo
arrepiado.
Morbela - Tu tá com medo, Rambelo? Nós somos atores e atores não podem ter medo de fantasma.
Rambelo - Um bocadinho. Só um bocadinho. Um fantasma é um
fantasma... Belamor? O que é que tu tá fazendo?
Belamor-Escrevendo.
Rambelo - O que tu está escrevendo?
Bellamore - (lendo o que escrevera na mala). Se alguém encontrar três casacos que foram roubados do velho teatro, favor nos
devolver.
Morbela - Me parece bom. Mas, a gente precisa oferecer recompensa senão ninguém devolve.
Rambelo - Que recompensa? Não temos dinheiro nem pra
comprar comida.
Belamor - Mas depois que a gente montar A Mais Linda Peça Teatro do Mundo aí a gente vai ter muito dinheiro.
Morbela - Ai a gente paga a recompensa.
Rambelo - Ninguém vai acreditar em nós.
4/6
Bellamore -(Escrevendo na mala) Três mil e quinhentos dinheiros por
cada casaco. Pronto.
Morbela - Mas é muito dinheiro.
Belamor - Eu sei, mas depois que os casacos estiverem com a gente, ai a gente chora e paga menos.
Rambelo - Eu não vou chorar. Eu não gosto de chorar. Se fosse
pra cantar eu cantava, mas chorar eu não choro.
Belamor - Vou colocar lá na ponta da rua. Vocês fiquem aqui.
Morbela - Eu vou continuar ensaiando.
Rambelo - Eu também.
Depois de ler duas vezes o texto os alunos deverão responder as perguntas
abaixo:
1 questão:
Nesse dialogo a gente percebe que, no corpo do texto, tem algo de diferente dos demais. O que é?
2 questão:
O que os três personagens estão procurando?
30 questão:
Qual é a invenção deles para ganhar dinheiro?
40 questão:
Qual é a profissão do personagens
5* questão
O que é que um dos personagens faz durante o diálogo?
6 questão:
Qual é o valor da recompensa que eles vão oferecer?
7 questão:
Quem é o mais velho dos três personagens?
8 questão:
O que é que um dos personagens não gosta de fazer?
ga questão:
O que é que deixa um dos personagens todo arrepiado?
10 Questão: Onde um dos personagens escreve o anúncio?
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