terça-feira, 14 de abril de 2020

6B - Projeto de Vida - Profº Pedro


Plano de Aula
Diário das atividades desenvolvidas no Recesso Escolar
ENSINO A DISTÂNCIA

Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental David Canabarro
Professor: Pedro Omar Lacerda Delgado    Série/Ano 6B
Campo de Atuação: Área das Linguagens   Disciplina: Projeto de Vida    
Terça-Feira Dia :15/04/2020
Tempo Estimado:1 hora
Temática da Aula: Fazer uma reflexão a partir de seis pontos específicos relacionados com o universo pessoal do aluno.

______________________________________________________________________Modo de envio da atividade: ( ) VIDEOAULA ( ) ATIVIDADES IMPRESSAS ( ) CHAMADA DE VÍDEO ( ) CHATS ( ) PODCATS ( ) QUIZ/SIMULADOS ( ) MENSAGENS VIA WHATSAPP (X) LINKS DIRECIONADOS Explique sucintamente como será o retorno do aluno nesta atividade: 
Objetivo: Ampliar as capacidades sensíveis e autocriticas do aluno, bem como proporcionar um exercício onde o aluno possa se perceber como protagonista de suas ações e a capacidade de planejamento.


Partindo da imagm acima o aluno deverá se imaginar que está no centro do círculo (Minha Vida) e dali olhar para seis direções diferentes, olhando sempre a partir dele. As direções que ele deverá olhar equivalem as seis palavras que estão a sua volta: “Espiritual”, “Emocional”, “Financiero”, “físico”, “Profissional”, “Existencial”.
O aluno deverá olhar para esse pontos considerando o momento atual da sua vida e, a partir do momento atual olhar para três anos atrás (2017) e, pensar o que ele pretende mudar para quando ele estiver vivendo a três anos no futuro, isso é (2023).  Dessa forma os alunos deverão se perceber como ele estão hoje, como eles estavam em 2017 e como eles gostarão de estar em 2023. Eles deverão se referir aos seis conceitos das rodinhas acima. Eles então deverão desenvolver cada conceito a partir de seu entendimento, escrevendo tudo o que cabe dentro de cada conceito e quais mudaram de 2017 até hoje e quais eles prtendem mudar até 2023.
É preciso entender que cada conceito equivale a um universo amplo e diverso.
Por exemplo:
Espiritual – O universo espiritual se refere a todas as crenças religiosas, filosóficas, ritualísticas, etc.

 Emocional – O universo emocional se refere às estruturas que estão relacionadas com o equilíbrio psicológico, sentimento, domínio de suas faculdades mentais, domínio de sua personalidade, afetividade, etc.

 Financeiro - Já o universo financeiro se refere à organização das questões materiais, quanto à família ganha, quanto gasta, como gasta o dinheiro, se faz economias, se falta algo por falta de dinheiro, como poderiam aumentar a renda da família, etc.

Físico – Quanto ao físico, esse está relacionado diretamente com o corpo físico-biológico do aluno. Se faz atividades físicas, se tem algum problema, se pretende modificar alguma coisa no corpo, como pretende modificar, se pretende desenvolver uma atividade profissional que dependa de habilidades físicas, se cuida da saúde do corpo. Aqui entra, inclusive, a utilização de drogas como cigarro, álcool entre outras.

Profissional – Esse conceito está relacionado com a carreira profissional do próprio aluno, mas também pode expandir para o contexto familiar. Perceber as profissões dos familiares e como esses lidam com suas profissões; descobrir suas habilidades que talvez possam futuramente virar profissão, etc.

 Existencial – Esse ponto também é muito importante porque ele se refere à maneira como o aluno lida com suas emoções, seus desejos, suas frustrações, suas percas, suas conquistas, seus sonhos. Como ele lida com as relações a sua volta com amigos, familiares, professores, colegas. Em fim, como ele organiza o mundo das emoções e das relações afetivas a partir do seu universo interno.
O aluno deverá produzir um texto descrevendo suas impressões acerca desses seis compôs relatando como ara em 2017, o que mudou e como está hoje em 2020 e o que pretende mudar ou o que ele acha que deve mudar para que ele esteja bem em 2023. É preciso considerar os seis campos:  “Espiritual”, “Emocional”, “Financeiro”, “físico”, “Profissional”, “Existencial”.

Para a aula de hoje 15/04/2020 aluno deverá pensar os pontos como eles estavam a três anos atrás. Isso é: como o aluno se descreveria a partir dos seis pontos (potências) no ano de 2017. Ele deverá produzir um texto narrativo descritivo onde ele se descravará em 2017 a partir das seis potências.
Obs.
Os textos escritos pelos alunos servirão de material de avaliação, por isso, os mesmos deverão ser enviados para a escola com o nome do aluno e a disciplina. O texto deverá ter um título e deverá ser enviado aos cuidados do professor Pedro.
Boa aula!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário