Diário das atividades desenvolvidas no
Recesso Escolar
ENSINO A DISTÂNCIA
Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental David Canabarro
Professor: Pedro Omar Lacerda Delgado
Série/Ano 6B
Campo de Atuação: Área das Linguagens Disciplina: Projeto de Vida
Terça-Feira – Dia :15/04/2020
Tempo Estimado:1 hora
Temática da
Aula: Fazer uma reflexão a partir de seis
pontos específicos relacionados com o universo pessoal do aluno.
______________________________________________________________________Modo
de envio da atividade: ( ) VIDEOAULA ( ) ATIVIDADES IMPRESSAS ( ) CHAMADA DE
VÍDEO ( ) CHATS ( ) PODCATS ( ) QUIZ/SIMULADOS ( ) MENSAGENS VIA WHATSAPP (X)
LINKS DIRECIONADOS Explique sucintamente como será o retorno do aluno nesta
atividade:
Objetivo: Ampliar as capacidades sensíveis e autocriticas do aluno, bem como
proporcionar um exercício onde o aluno possa se perceber como protagonista de
suas ações e a capacidade de planejamento.
Partindo da imagm acima o aluno deverá se imaginar que
está no centro do círculo (Minha Vida) e dali olhar para seis direções
diferentes, olhando sempre a partir dele. As direções que ele deverá olhar
equivalem as seis palavras que estão a sua volta: “Espiritual”, “Emocional”,
“Financiero”, “físico”, “Profissional”, “Existencial”.
O aluno deverá olhar para esse pontos considerando o
momento atual da sua vida e, a partir do momento atual olhar para três anos
atrás (2017) e, pensar o que ele pretende mudar para quando ele estiver vivendo
a três anos no futuro, isso é (2023).
Dessa forma os alunos deverão se perceber como ele estão hoje, como eles
estavam em 2017 e como eles gostarão de estar em 2023. Eles deverão se referir
aos seis conceitos das rodinhas acima. Eles então deverão desenvolver cada
conceito a partir de seu entendimento, escrevendo tudo o que cabe dentro de
cada conceito e quais mudaram de 2017 até hoje e quais eles prtendem mudar até
2023.
É preciso entender que cada conceito equivale a um
universo amplo e diverso.
Por exemplo:
Espiritual – O universo espiritual se
refere a todas as crenças religiosas, filosóficas, ritualísticas, etc.
Emocional – O universo emocional se refere
às estruturas que estão relacionadas com o equilíbrio psicológico, sentimento,
domínio de suas faculdades mentais, domínio de sua personalidade, afetividade,
etc.
Financeiro - Já o universo financeiro se
refere à organização das questões materiais, quanto à família ganha, quanto
gasta, como gasta o dinheiro, se faz economias, se falta algo por falta de
dinheiro, como poderiam aumentar a renda da família, etc.
Físico – Quanto ao físico, esse está
relacionado diretamente com o corpo físico-biológico do aluno. Se faz
atividades físicas, se tem algum problema, se pretende modificar alguma coisa
no corpo, como pretende modificar, se pretende desenvolver uma atividade
profissional que dependa de habilidades físicas, se cuida da saúde do corpo.
Aqui entra, inclusive, a utilização de drogas como cigarro, álcool entre outras.
Profissional – Esse conceito está
relacionado com a carreira profissional do próprio aluno, mas também pode
expandir para o contexto familiar. Perceber as profissões dos familiares e como
esses lidam com suas profissões; descobrir suas habilidades que talvez possam
futuramente virar profissão, etc.
Existencial
– Esse ponto também é muito importante porque ele se refere à maneira como
o aluno lida com suas emoções, seus desejos, suas frustrações, suas percas,
suas conquistas, seus sonhos. Como ele lida com as relações a sua volta com
amigos, familiares, professores, colegas. Em fim, como ele organiza o mundo das
emoções e das relações afetivas a partir do seu universo interno.
O aluno deverá
produzir um texto descrevendo suas impressões acerca desses seis compôs
relatando como ara em 2017, o que mudou e como está hoje em 2020 e o que
pretende mudar ou o que ele acha que deve mudar para que ele esteja bem em
2023. É preciso considerar os seis campos:
“Espiritual”, “Emocional”,
“Financeiro”, “físico”, “Profissional”, “Existencial”.
Para a aula de
hoje 15/04/2020 aluno deverá pensar os pontos como eles estavam a três anos atrás.
Isso é: como o aluno se descreveria a partir dos seis pontos (potências) no ano
de 2017. Ele deverá produzir um texto narrativo descritivo onde ele se
descravará em 2017 a partir das seis potências.
Obs.
Os textos
escritos pelos alunos servirão de material de avaliação, por isso, os mesmos deverão
ser enviados para a escola com o nome do aluno e a disciplina. O texto deverá ter
um título e deverá ser enviado aos cuidados do professor Pedro.
Boa
aula!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário