quinta-feira, 2 de abril de 2020

6 ANO - História - Profº Volnei


O Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
Estudaremos o início da jornada do homem na Terra, assunto que faz parte do conteúdo programático de  Ciências Humanas.  O processo de hominização decorreu de um entendimento das transformações genéticas que permitiram o surgimento do homo sapiens, espécie da qual somos representantes.
Foi um processo lento, que durou aproximadamente vinte milhões de anos e teve início no continente africano. Podemos considerar que o fóssil mais antigo de um hominídeo foi encontrado no deserto da Etiópia, em 1974.
As dificuldades climáticas e a busca de novas áreas para exploração por uma população que crescia fizeram com que o homo sapiens africano atingisse a Europa e a Ásia, por volta de 45 mil anos atrás.
Juntamente com o processo de hominização, desenvolveu-se o de humanização, que corresponde ao aspecto fabricante do hominídeo. Além dos aspectos biológicos, eles desenvolveram elementos da cultura necessários à sua sobrevivência. Isso marca uma diferença essencial entre o homem e os outros animais.
As chamadas Idades da Pedra são consideradas expressões do caráter fabricante do homem e foram chamadas de Paleolítico,Mesolítico e Neolítico. Vejamos um pouco mais sobre cada uma delas.
Paleolítico
Nesta idade o homem passou a produzir utensílios que o ajudavam em sua sobrevivência. Esse período é subdividido em Paleolítico Inferior, Médio e Superior.
Os grupos humanos vagavam em busca de alimentos e já desenvolviam instrumentos que permitiam a caça, a pesca e a coleta, como machados de mão, pontas de lança e facas de vários tamanhos, e eram utilizados também para a defesa em relação a possíveis predadores.
Eram nômades e vivam em pequenos grupos, em cavernas ou em acampamentos construídos com materiais orgânicos, como folhas, galhos, troncos e cascas de árvores. É do Paleolítico o uso do fogo, além de um possível desenvolvimento de uma linguagem fundada na oralidade.
Eles desenvolveram representações nas paredes das cavernas, onde registravam o seu cotidiano. A essas representações denominamos pinturas rupestres.
Mesolítico
Neste período, que teria ocorrido após a última Era Glacial, por volta de 8000 a.C., houve um aumento de temperatura e as chuvas favoreceram o aparecimento de florestas.
Grandes animais cederam espaço a seres menores na Eurásia, alterando o padrão de caça e de coleta dos grupos humanos. Vara, arco e flecha eram parte das novas ferramentas produzidas pelo homem.
Neolítico
No período Neolítico, as pedras polidas foram utilizadas como ferramentas. Este período foi decisivo para o surgimento de um modelo de civilização. Das pinturas rupestres o homem passou para a arte cerâmica, imprimindo ao mundo uma ideia de modelagem, de capacidade de atuação humana.











Como contar os séculos?
Você já deve ter pensado o quanto é confuso saber em que século se localiza determinado ano. O ano de 1789 faz parte do século XVII ou do século XVIII? O século XXI se iniciou no ano 2000 ou em 2001? Há um cálculo fácil de ser feito para localizar os anos em seus respectivos séculos. É o que mostraremos nas linhas abaixo.
O motivo disso tudo é que os historiadores necessitam de trabalhar com períodos de tempo mais longos que os utilizados pelas pessoas em seu cotidiano. No dia a dia, usamos muito mais os dias, semanas, meses e anos que os séculos ou os milênios. Para estudar história é necessário dividir o tempo em séculos ou milênios, já que a história humana tem mais de 5 mil anos!
Vamos ao cálculo:
A primeira coisa que precisamos saber é que para indicar os séculos os historiadores geralmente utilizam os algarismos romanos (X, II, V etc.), e não os algarismos arábicos (1, 10, 357 etc.). Dessa forma, o século 12 d.C. é representado como século XII d.C.
Se a data que estiver sendo examinada,terminar com dois zeros, o século então corresponde ao(s) primeiro(s) algarismo(s) que estiver à esquerda desse número. Exemplos:
Ano 300 a.C.: O ano 300 a.C. está inserido no século III a.C., já que cortando os dois zeros, 300, resta o número 3.
Ano 1700 d.C.: O ano 1700 d.C. está inserido no século XVII d.C., já que cortando os dois zeros, 1700, resta o número 17.
Ano 2000 d.C.: O ano 2000 d.C. está inserido no século XX d.C., já que cortando os dois zeros, 2000, resta o número 20.
Mas quando o número não termina em dois zeros é só eliminar a unidade e a dezena que o compõe, somando o(s) algarismo(s) restante(s) ao número 1. Exemplos:
Ano 1450 a.C.: O ano 1450 a.C. está inserido no século XV a.C., já que eliminando a unidade e a dezena, 1450, e somando o resto com 1, teremos 14+1=15.
Ano 736 d.C.: O ano 736 d.C. está inserido no século VIII d.C., já que eliminando a unidade e a dezena, 736, e somando o resto com 1, teremos 7+1=8.
Ano 1895 d.C.: O ano 1895 d.C. está inserido no século XIX d.C., já que eliminando a unidade e a dezena, 1895, e somando o resto com 1, teremos 18+1=19.
Ano 2001 d.C.: O ano 2001 d.C. está inserido no século XXI d.C., já que eliminando a unidade e a dezena, 2001, e somando o resto com 1, teremos 20+1=21.
Isso ocorre porque não contamos o ano zero em nosso calendário, iniciando a datação a partir do ano 1. Dessa forma, o século I d.C. só se completou no ano 100 d.C., e não no ano 99 d.C. O século XX d.C. se encerrou em 31 de dezembro de 2000 d.C., e não em 31 de dezembro de 1999 d.C.
Para finalizar, as siglas a.C. e d.C. significam, respectivamente, antes de Cristo e depois de Cristo, pois o calendário que utilizamos, o calendário cristão, tem como divisão o ano de nascimento de Jesus Cristo.
Você sabe o que são fontes históricas?
 As fontes históricas são vestígios do passado que permitem que o historiador desenvolva sua pesquisa e responda questões referentes a elas. Dessa maneira, as fontes assumem um papel de total importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma.
O termo “fonte” é compreendido como documento que registra e comprova o vestígio do passado.
Até o século XIX, acreditava-se que o passado só poderia ser estudado por meio de fontes escritas oficiais, o que limitava o trabalho do historiador somente a esses documentos.
Contudo, a partir do século XX, passa-se a compreender como fonte histórica tudo o que foi produzido pelo ser humano desde os primórdios, ou seja, desde antes da escrita.
Com isso, fontes de natureza oral e material passam a ser consideradas tão importantes quanto documentos escritos para se compreender o passado. Esse movimento na pesquisa histórica permitiu que surgissem novas discussões ao mesmo tempo em que contribuiu para o crescimento da produção histórica.
Por isso o século XX foi marcado por um salto considerável em publicações de temas históricos.
Tipos de fontes históricas
As fontes históricas podem ser desde artefatos arqueológicos a dispositivos eletrônicos. É importante que se compreenda que todos os tipos de fontes históricas são importantes para o desenvolvimento da pesquisa. Contudo, existe uma diferença de complexidade entre elas.
Fontes históricas escritas
As fontes históricas escritas consistem em documentos que possuem frases e textos. Alguns exemplos de fontes escritas são:
  • Cartas
  • Discursos
  • Leis
  • Livros
  • Letras de músicas
  • Poemas
  • Jornais
  • Revistas
  • Folhetos
Fontes históricas materiais
As fontes históricas materiais são os vestígios do passado deixados pelo homem. São as fontes mais amplas que existem pois tudo que foi produzido pelo homem desde a sua existência é passível de pesquisa. Podemos exemplificar algumas fontes materiais, como:
  • Esculturas
  • Pinturas rupestres
  • Pinturas
  • Vestuário
  • Cerâmicas
  • Urnas funerárias com ossos humanos
  • Pedras lascadas e polidas
  • Monumentos
  • Fóssil
Fontes históricas orais
As fontes históricas orais são fontes que envolvem a fala. Em sociedades que a escrita não é dominada por todos os seus membros (como algumas comunidades indígenas, por exemplo), sua história é narrada e transmitida pela fala dos mais velhos.
Assim, a memória do narrador se torna uma importante ferramenta para se construir a história que passa de geração para geração.
As fontes históricas orais permitem perceber como o grupo envolvido no fato passado vivenciou e percebeu o desenrolar dos acontecimentos. Alguns exemplos de fontes orais são:
  • Lendas
  • Mitos
  • Relatos
  • Documentários
  • Entrevistas
Percebe-se, então, que as fontes históricas são variadas. Cada uma demanda um cuidado diferente por parte do historiador que deve se encarregar de extrair delas argumentos sólidos que sustentarão sua pesquisa.
Nesse sentido, a atuação do historiador é de suma importância para a pesquisa histórica, pois dependerá da forma como ele manuseará as fontes que a história será difundida.














CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO
Quanto à questão da evolução, há uma série de argumentos que diferenciam criacionistas e evolucionistas.
De acordo com a teoria criacionista:
-Deus criou o homem e os demais seres vivos já na forma atual há menos de 10 mil anos;

-Os fósseis (inclusive de dinossauros) são animais que não conseguiram embarcar na Arca de Noé a tempo de salvarem-se do dilúvio;

-Deus teria criado todos os seres vivos seguindo um propósito e uma intenção;

-O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus e, portanto, não descende de primatas;

-Não há como comprovar a hipótese evolutiva em laboratório e, portanto, ela não é científica;

-Desde Darwin, vários aspectos de sua teoria já foram revistos, o que prova sua inconsistência;

-A Segunda Lei da 
Termodinâmica demonstra que os sistemas tendem naturalmente à entropia (desorganização);

-A perfeição dos seres vivos comprova a existência de um Criador inteligente;

-Mesmo admitindo a evolução, ela só poderia ser de origem divina por caminhar sempre no sentido da maior complexidade e do aperfeiçoamento biológico;

-A origem da vida ainda não é explicada de modo satisfatório pelos evolucionistas.

Já para a teoria evolucionista:
-O homem e os demais seres vivos são resultado de uma lenta e gradual transformação que remonta há milhões de anos;

-Os fósseis e sua datação remota confirmam que a extinção de espécies também faz parte do processo evolutivo;

-As transformações evolutivas são resultado de mutações genéticas aleatórias expostas à seleção natural pelo ambiente;

-O homem não é descendente dos primatas atuais, mas tem uma relação de parentesco. Ambos descendem de um ancestral comum já extinto;

-Seres vivos com ciclo de vida mais curto comprovam a evolução por seleção e adaptação, como no caso de populações de bactérias resistentes a determinados antibióticos;

-Apenas detalhes científicos que ainda não estavam claros no tempo em que Darwin viveu, como os avanços na área da Genética e da Biologia Molecular, foram revistos. No essencial, a teoria é válida há 145 anos;

-A Segunda Lei da Termodinâmica não se aplica a sistemas abertos, como os seres vivos;
-Os seres vivos são complexos, mas longe de serem perfeitos. O apêndice humano é um exemplo de estrutura residual sem função;

-A evolução não caminha sempre para a maior complexidade. Insetos atuais são mais simples que seus ancestrais já extintos. Nem sempre a evolução significa melhoria, apenas maior adaptação ao meio ambiente;

-Aspectos fundamentais envolvendo a origem da vida ainda precisam ser mais bem esclarecidos, mas o método científico e não-dogmático é o caminho mais adequado para atingir esses objetivos.




























Com base na leitura dos textos enviados e na sua pesquisa pessoal em outros materiais,
I- Assinale a resposta correta:
1. De acordo com a história tradicional, o fato que marca a passagem da Pré-história para a História é:
(   ) domínio do fogo    (   ) a invenção da escrita
(   ) a descoberta da agricultura   (   ) o uso das pinturas rupestres.
2. História é a ciência que:
(   ) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta
(  ) se fundamenta unicamente em documentos escritos
(   ) estuda os acontecimentos do passado dos homens utilizando-se de vestígios que a humanidade deixou
(   ) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade.
3. O século é uma unidade de tempo muito utilizada pelos historiadores e é, geralmente, escrito em algarismos romanos. Século I, século III, século X. Escreva a que séculos pertencem os seguintes anos:
a) 1822 – século________
 b) 2001 – século _______
c) 620 – Século _________
d) 1789 – século ________
 e) 1600 – século _______
f) 1322 – século _______
4) Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
(   ) oral  (   ) textual  (    ) visual  (   ) mídia interativa  
5. Complete as frases de acordo com as grandes descobertas e invenções pré-históricas:
a) Foi um grande passo para a humanidade, e é marco que separa a pré-história da história: _______________________________________
b) Sua descoberta permitiu que os homens tivessem sucesso nas caças, se protegessem do frio e dos animais ferozes: _______________________________________
c) Foi através da observação (provavelmente de uma mulher) que a humanidade a descobriu. Ela foi essencial para queos grupos humanos se tornassem sedentários: _____________________________________________
1. Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”. Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.
a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo? _______________________________________
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo? _____________________________________________
c) Qual a importância do calendário? _____________________________________________

2. História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo

3. Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
a) Diários, jornais e leis. 
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.

4. Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim “calenda,” nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

5. De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga

6. Tendo em vista que a teoria Evolucionista é a mais aceita para a explicação da origem dos seres humanos, em qual das opções abaixo se encontra o nome do principal cientista que a defendia?
a)Leonardo da Vincib)Albert Einstein
c)Galileu Galilei            d)Charles Darwin

Nenhum comentário:

Postar um comentário