terça-feira, 14 de abril de 2020

4A - Produção Interativa - Profº Pedro


Plano de Aula
Diário das atividades desenvolvidas no Recesso Escolar
ENSINO A DISTÂNCIA

Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental David Canabarro
Professor: Pedro Omar Lacerda Delgado    Série/4°Ano
Campo de Atuação: Área das Linguagens   Disciplina: Produção Interativa   
Terça-Feira Dia :15 /04/2020
Tempo Estimado:1 hora
Temática da Aula: Ler o diálogo abaixo e desenvolver as questões que seguem

2º DIÁLOGO


Menino - Na despedida da volta André deu uma rosa colorada para Maria Altina e ela atravessou a flor no seu chapéu de palha, ali mesmo, à vista de todos? 
Menina – Quando Maria Altina e o pai estavam voltando para casa o Sol parecia que corria para se esconder atrás das montanhas?

Menino – Até que o danado achou uma montanha enorme e se escondeu atrás dela? De repente ficou noite? Uma escuridão que dava medo? O pai e a filha tiveram que dormir no meio da escuridão?

Menina – Antes de dormir, Maria Altina deu jeito e arrumou a rosa numa botija com água, para não murchar? No outro dia, de manhãzinha, rumaram para a casa antes mesmo de o Sol sair lá de trás da montanha, onde tinha se escondido?

Menino – Quando chegou na casa, o primeiro cuidado de Maria Altina foi cortar a rosa bem rente do cachimbo e plantar o galho numa terra peneirada e fresquinha?

Ps. Esse diálogo é todo interrogativo. O menino faz perguntas para a menina e a menina faz perguntas ao menino. Correto? Agora vamos transformar o dialogo interrogativo numa contação de história. Como podemos fazer isso? É só substituir os pontos de interrogação (?) por pontos finais (.). Agora o aluno deverá reescrever o diálogo transformando-o em uma narrativa para contação de história. Depois de reescrito o aluno deverá ler as duas versões do diálogo em voz alta para ver como ficam bem diferentes. Vão perceber que na primeira, usando o ponto de interrogação, são as duas crianças conversando. Já na segunda, são as duas crianças contando uma história a alguém.

Obs.
O texto produzido pelo aluno deverá ser enviado para a escola aos cuidados do professor Pedro até o dia 30 de abril.

Objetivo:
Ampliar as capacidades sensíveis do aluno diante da leitura e interpretação de textos. Construir significados a partir dos significantes imagéticos enquanto desenvolvimento de percepção estética e da poética das palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário