quarta-feira, 15 de abril de 2020

Aulas do 5º B, de 6 à 9 de abril, apagadas do email aulas do David.

AULA DO DIA 6 DE ABRIL

1) Copie, no caderno de Português, o texto abaixo:

 O MUTIRÃO DA LIMPEZA
 O leão Papelão convocou uma reunião. Todos foram chegando: o gavião Pimentão, o pavão Lilico, o leitão Bolão, o macaco Limão e a rãzinha Bilinha. - Por favor, façam silêncio! O momento é de atenção. Vocês viram como nossa floresta está suja? Todos tragam água, sabão, vassoura e pano de chão. - Isso mesmo! Ninguém respeita nada. Jogam tudo na mata. O gavião Pimentão e o leitão Bolão pegaram um escovão e começaram a lavar os portões e as janelas das casas. A rãzinha, o pavão e o macaco Limão foram catar os papéis e as latas velhas. A floresta foi ficando linda! Tudo limpinho e brilhando. O leão Papelão agora é capitão. se a sujeira começa a aparecer, convoca mutirão, com a vassoura na mão.

 2) Leia o texto com atenção para responder:
 a) Quem convocou a reunião?
b) Quem chegou para a reunião?
c) Qual era o objetivo da reunião?
d) O que todos tiveram de levar?
e) Que fizeram o gavião e o leitão?
f) E a rãzinha, o pavão e o macaco?
g) Como ficou a floresta?
h) Quem é o capitão agora?
i) O que acontece se a sujeira começa a aparecer?

 3) Escreva:
 a) a oitava letra do alfabeto -
 b) a décima quarta letra do alfabeto -
 c) a vigésima segunda letra do alfabeto -

 4) Complete com a letra que vem antes e com a que vêm depois:
 _____ G _____ _____ P _____ _____ X _____

 5) Observe a primeira letra e escreva as palavras em ordem alfabética:
 escola - lagoa - bonita - carretel - monstro -


 6) Qual grupo de palavras não está em ordem alfabética?
 ( ) coragem - galo - jipe - verde
 ( ) capa - tangerina - miolo - escada
 ( ) aparelho - chaleira - maca - pernil

 7) Escreva as palavras de cada grupo em ordem alfabética:
 a) avistar - atrapalhado - asno - azedume - amigável -
 b) degelo - depressão - dentadura - dezembro - delegar -
 c) limpar - limpeza - limpo - limpinho -

 AULA DO DIA 7 DE ABRIL

 1) Decomponha os números em centena, dezena e unidade:
 225 -
 387 -
 41 -
 934 -
 108 -
 596 -

 2) Faça como no modelo:

 5 centenas, 7 dezenas e 4 unidades: 500 + 70 + 4 = 574

 7 centenas, 1 dezena e 6 unidades:
 9 centenas, 2 dezenas e 9 unidades:
 1 centena, 3 dezenas e 1 unidade:
 3 centenas, 8 dezenas e 3 unidades:
 2 centenas, 4 dezenas e 4 unidades:
 6 centenas, 7 dezenas e 2 unidades:
 8 centenas, 3 dezenas e 4 unidades:

 3) Qual é o número composto de:
 a) cinco dezenas e duas unidades?
 b) uma dezena e sete unidades?
 c) seis dezenas e quatro unidades?
 d) uma dezena e nove unidades?
 e) oito dezenas e três unidades?
 f) uma dezena e uma unidade?
 g) uma dezena e cinco unidades?
 h) três dezenas e três unidades?
 i) duas dezenas e oito unidades?
 j) nove dezenas e seis unidades?

 4) Ilustre, através de desenhos ou gravuras, o que se pede:

- FORMAS DE TRANSMISSÃO DO COVID-19

 O vírus pode se espalhar:
 a) pelo ar -
 b) contato com pessoa doente -
 c) beijos e aperto de mão -

 - SINTOMAS DO COVID-19

 Uma pessoa infectada pode apresentar:
 a) febre -
 b) tosse -
 c) dificuldade para respirar -

 - PREVENÇÃO DO COVID-19

 a) Lavar as mãos corretamente ou usar álcool em gel quando não puder lavar -
 b) Evitar contato com pessoas doentes e ficar em casa se apresentar os sintomas -
 c) Evitar aglomerações -
 d) Cobrir o rosto quando for espirrar com o antebraço ou lenço descartável -
 e) Não tocar olhos, nariz ou boca com as mãos sujas -
 f) Não compartilhar objetos de uso pessoal -

 AULA DO DIA 8 DE ABRIL

 1) Represente, através de diagrama, o conjunto dos meses do ano começados por F :

 2) Agora, represente entre chaves, o conjunto dos dias da semana começados pela letra S :

 3) Numere corretamente:
 ( 1 ) infinito ( )  S = ( Sol )
 ( 2 ) finito ( ) T = ( 2, 4, 6, 8, 10... )
 ( 3 ) unitário ( ) U = ( )
 ( 4 ) vazio ( ) V = ( bola, luva, mão )

 4) Use corretamente os símbolos PERTENCE (E arredondado) ou NÃO PERTENCE (E arredondado com /):
 8 _____ ( 2, 4, 6 )
 h _____ ( f, g, h)
 4 _____ ( 2, 4, 6 )
 i _____ ( f, g, h)

 5)Use corretamente os símbolos IGUAL ( = ) ou DIFERENTE ( = com / ) entre os numerais:
 22 _____ 22
 34 _____ 33
 46 _____ 47
 26 _____ 26

6) Complete usando os símbolos MENOR QUE ( < ) ou MAIOR QUE ( > ):
 8 _____ 12
 10 _____ 62
 9 _____ 7
 11 _____ 82
 8 + 6 _____ 3 + 2
 10 - 3 _____ 6 + 4
 9 + 4 _____ 7 - 3

 AULA DO DIA 9 DE ABRIL

 1) Complete as palavras com M ou N :
 pe___te
 ta___bor
 elefa___te
 lâ___pada
 a___bulâ___cia
 tre___
 a___zol
 po___ba
 po___te
 jardi___
 le___to
 sa___ba
 pla___ta
 ma___so
 nenhu___
 le___bra
 co___creto
 ame___doi___
 i___porta___te
 dese___pregado
 te___peratura
 amame___tava
 apartame___to

 2) Copie as palavras, completando-as com CE ou SE :
 _____is
 _____tenta
 _____tembro
 _____cou
 _____bola
 sin_____ro
 _____go
 _____parado
 alfa_____
 _____te
 _____mitério
 _____mente

 3) Agora, complete com CI ou SI :
 fero_____dade
 esque_____do
 _____m
 ca____que

 _____no
 _____nal
 di_____onário
 _____naleiro
 _____nema
 _____ga
 _____dade
 _____lêncio

 4) Separe as palavras em sílabas:
 elefante -
 leopardo -
 com -
 presentes -
 suas -
 fatos -
 trouxe -
 disseram -
 acordo -
 ovelha -
 qualidade -
 oferecida -

Nenhum comentário:

Postar um comentário