quinta-feira, 9 de abril de 2020

7 ANOS - Geografia - Prof. Volnei

06 de abril até 09 de Abril de 2.020  
 Correções sobre o material e questões aplicados.





13 de abril até 17 de abril de 2.020   
Assistir vídeo como aula base.  https://youtu.be/sCsfBCsilUk - vídeo
https://encrypted-vtbn2.gstatic.com/video?q=tbn:ANd9GcQ9TmKtqCk8LfJHRfwze2nOjgVcpFZuaEG1VL7EG_KmZfPrtnKC
.



20,22,23,24 de abril de 2.020
https://youtu.be/SQk6coel7sM - Assistir vídeo.  




Pesquisa bibliográfica –( em livros)
O aluno deverá elaborar uma pesquisa bibliográfica sobre o que se considera a Amazônia Continental e o que se considera a amazônia Legal.
Deverá constar figuras e mapas.

27 de abril até 30 de abril de 2.020
A região Norte é a maior região brasileira em extensão territorial: 3.853.676,948 km². Com cerca de 18 milhões de habitantes (IBGE 2016), é a segunda região que tem o menor número de habitantes, superior apenas ao Centro-Oeste.
É composta pelos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins. Tem sua área dominada pela bacia do rio Amazonas e pela floresta Equatorial Amazônica. 

Aspectos naturais da Região Norte

Relevo

O relevo da região Norte é formado principalmente por terras baixas. As planícies estendem-se ao longo das margens dos rios, por exemplo, o Amazonas, e junto a áreas litorâneas. As depressões ocupam a maior parte da região.
Os planaltos estão, principalmente, na parte norte da região. No planalto das Guianas, estão os pontos mais altos do Brasil, que são o pico da Neblina, com 2.993 m, e o pico 31 de Março, com 2.972 m, e parte do planalto Central, localizado no sul da região Amazônica.

Hidrografia

A região Norte é drenada pela bacia Amazônica, formada pelo rio Amazonas e seus afluentes, e pela bacia do Tocantins-Araguaia.
O rio Amazonas atravessa a região Norte, de oeste para leste, e recebe vários afluentes que se formam ao norte e a o sul. Juntos formam a maior bacia hidrográfica do mundo: a bacia Amazônica.
O rio Amazonas nasce no Peru, com o nome de Marañón. Ao entrar no Brasil, passa a ser chamado de Solimões. É a partir do encontro de suas águas com as do rio Negro que recebe o nome de Amazonas.
Depois de atravessar toda a planície Amazônica, o rio Amazonas desemboca no oceano Atlântico, na área onde se encontra a ilha de Marajó.
Além dos grandes rios, a floresta Amazônica é constituída por estreitos cursos d’água, chamados igarapés. Em língua indígena, igarapé significa “caminho da canoa”.

Vegetação

A região é coberta pela maior floresta tropical do mundo, a floresta Amazônica.
Uma das grandes preocupações atuais é a devastação intensa que essa floresta vem sofrendo, por causa da exploração de madeira e do avanço de áreas de pastagens e de áreas agrícolas.
Na região Norte há, ainda, manchas de cerrado, campinaranas e mangues.


Economia: atividades econômicas e produtos – A zona Franca de Manaus.


Os estados economicamente mais desenvolvidos da região são o Amazonas e o Pará. No entanto, cada estado se destaca na extração e beneficiamento de algum produto.
Veja na ilustração abaixo:

Extrativismo Mineral e Vegetal

A principal atividade econômica da região Norte é o extrativismo mineral e vegetal.
O estado do Pará é um importante exportador de minérios como o manganês e o ferro e é o maior produtor de madeira em toras, segundo o IBGE.
A Região Amazônica também é responsável pela produção nacional de castanha do Pará, látex (retirado da seringueira), babaçu, açaí, cupuaçu. Estas são manufaturadas pelas indústrias alimentícia, farmacêutica e até de combustíveis.

Para reduzir as desigualdades regionais, o governo militar criou, em 1967, a Zona Franca de Manaus, com o intuito de estimular a industrialização da região.
Em 2017, o Amazonas, respondeu por 3% da indústria do País. A fabricação de máquinas e equipamentos, por exemplo, cresceu 31,6% 2017; a produção de produtos eletrônicos e materiais de informática avançou 23,9%.

Aspecto do rebanho de búfalos
O gado bovino é criado de forma extensiva na região Norte, especialmente para o abate.
Igualmente, a ilha de Marajó concentra o maior rebanho de búfalos do Brasil. São 600 mil animais que fornecem carne e leite à população local, além de ser a marca registrada da maior ilha marítimo-fluvial do mundo.

Agricultura

A agricultura na região Norte é destinada, sobretudo, à subsistência com plantações de mandioca, feijão e milho.
No entanto, existem pontos de agricultura comercial, onde são cultivados alimentos como a pimenta-do-reino, café, juta, maracujá e coco.
Uma das culturas que avançam sobre a floresta amazônica é a soja e isso tem causado bastante preocupação aos ambientalistas pelos danos causados ao ecossistema local.
Veja também: Agricultura

Turismo

A região Norte, especialmente os estados do Amazonas e Pará, atraem turistas que desejam conhecer de perto a Floresta Amazônica e o rio.
Igualmente há festas regionais como o Festival de Parintins (AM), o Festival Amazonas de Ópera (AM) e a Festa do Círio de Nazaré (PA) que congregam milhares de pessoas de todo país e do mundo.

Curiosidades

  • No anos 80, a região norte abrigou Serra Pelada, a maior mina de ouro a céu aberto do mundo.
  • No estado do Acre, a extração do látex dos seringais ainda é uma atividade importante e o líder sindicalista Chico Mendes ficou conhecido no mundo todo pela sua luta por melhores condições vida dos seringueiros.

Clima
O clima predominante nessa região é o equatorial. Esse clima se caracteriza por altas temperaturas o ano todo e grande quantidade de chuvas, que são intensas entre os meses de novembro e abril.
Em alguns trechos do Amazonas, Pará e Roraima e em grande parte do estado de Tocantins, ocorre durante o ano um período de seca, tornando as áreas suscetíveis a incêndios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário