Plano de Aula
Diário das atividades desenvolvidas no
Recesso Escolar
ENSINO A DISTÂNCIA
Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental David Canabarro
Professor: Pedro Omar Lacerda Delgado
Série/5°Ano
Campo de Atuação: Área das Linguagens Disciplina: Produção Interativa
Terça-Feira – Dia :14 /04/2020
Tempo Estimado:1 hora
Temática da
Aula: Ler o diálogo abaixo e desenvolver as questões que seguem
2º DIÁLOGO
Menino
- Na despedida da volta
André deu uma rosa colorada para Maria Altina e ela atravessou a flor no seu
chapéu de palha, ali mesmo, à vista de todos?
Menina – Quando Maria Altina e o pai estavam
voltando para casa o Sol parecia que corria para se esconder atrás das
montanhas?
Menino
– Até que o danado
achou uma montanha enorme e se escondeu atrás dela? De repente ficou noite? Uma
escuridão que dava medo? O pai e a filha tiveram que dormir no meio da
escuridão?
Menina
– Antes de dormir,
Maria Altina deu jeito e arrumou a rosa numa botija com água, para não murchar?
No outro dia, de manhãzinha, rumaram para a casa antes mesmo de o Sol sair lá
de trás da montanha, onde tinha se escondido?
Menino
– Quando chegou na
casa, o primeiro cuidado de Maria Altina foi cortar a rosa bem rente do
cachimbo e plantar o galho numa terra peneirada e fresquinha?
Ps. Esse diálogo é todo interrogativo. O
menino faz perguntas para a menina e a menina faz perguntas ao menino. Correto?
Agora vamos transformar o dialogo interrogativo numa contação de história. Como
podemos fazer isso? É só substituir os pontos de interrogação (?) por pontos
finais (.). Agora o aluno deverá reescrever o diálogo transformando-o em uma
narrativa para contação de história. Depois de reescrito o aluno deverá ler as
duas versões do diálogo em voz alta para ver como ficam bem diferentes. Vão
perceber que na primeira, usando o ponto de interrogação, são as duas crianças
conversando. Já na segunda, são as duas crianças contando uma história a
alguém.
Obs.
O texto produzido pelo aluno deverá ser
enviado para a escola aos cuidados do professor Pedro até o dia 30 de abril.
Objetivo:
Ampliar as
capacidades sensíveis do aluno diante da leitura e interpretação de textos.
Construir significados a partir dos significantes imagéticos enquanto
desenvolvimento de percepção estética e da poética das palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário