E. E .E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada
Ano: 8º Turma: 8ª Data: 07/04/2020.
Disciplina: Ensino Religioso Profª: Tania M. S. Vargas
Origem do
hábito de dar ovos ou coelhos de chocolate de presente na Páscoa
Atividades:
2 2) Depois de assistir ao vídeo responda:
a)
As civilizações antigas já tinham o costume de
dar ovos na chegada da primavera. Como eram esses ovos e o que simbolizavam?
b)
Quem era Ostera, segundo o vídeo?
c)
No auge do período medieval como eram os ovos
que os nobres davam de presente?
d)
Por que o coelho também é um símbolo da
Páscoa?
e)
Quando começou a ser comemorado o dia da
Páscoa pelos cristãos?
f)
O que os cristãos comemoram na Páscoa? E os
judeus?
g)
E você? Comemora a Páscoa? Qual a importância
da Páscoa para você?
OBSERVAÇÃO: Responder as questões e entregar com nome, turma e
data. Todas as atividades realizadas servirão para comprovar a frequência e vão
fazer parte da avaliação.
E. E .E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada
Ano: 8º Turma: 8ª Data: 14/04/2020.
Disciplina: Ensino Religioso Profª: Tania M. S. Vargas
Atividade: Produzir um texto narrativo sobre os atos de
solidariedade que são ou podem ser feitos durante a pandemia do COVID-19.
OBSERVAÇÃO: Responder a questão e entregar com nome, turma e data.
Todas as atividades realizadas servirão para comprovar a frequência e vão fazer
parte da avaliação.
E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada
Ano: 8º Turma: 8ª Data: 21/04/2020.
Disciplina: Ensino Religioso Profª: Tania M. S. Vargas
UM PRESENTE DE GRANDE VALOR (Sou um presente para o outro)
Atividades: (Observação: A atividade deverá ser entregue
com nome e turma. Vale frequência e nota.)
1 1) Procurar no caça-palavras abaixo as palavras
que mostram algumas ações que a pessoa deve fazer para ser um presente para o
outro:
2 2 Liste abaixo as palavras encontradas e explique
o sentido de cada uma:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada Ano: 8º Turma: 8ª Data: 28/04/2020.
Disciplina: Ensino
Religioso Profª: Tania Mara dos
Santos Vargas
Atividades:
1 1) Leia o texto abaixo:
NÃO APENAS UMA EMBALAGEM
“Vamos falar de gente, de pessoas.
Existe, acaso, algo mais espetacular do que gente?
Pessoas são um presente. Algumas vêm num
embrulho bonito, como os presentes natalinos. Outras vêm em embalagem bem
comum. E há os que ficam machucados no correio... De vez em quando chega uma
registrada.
Algumas pessoas vêm em invólucros fáceis.
De outras é difícil tirar a embalagem. Mas, a embalagem não é o presente...
E... tantas pessoas se enganam e confundem a embalagem com o presente.
Pessoas são presentes. Não raro, o
presente é difícil de abrir: precisa da ajuda de outros. Por que será que
alguns são difíceis de abrir? Talvez, porque dentro da embalagem bonita haja
muito pouco valor e a decepção poderia ser grande...
Também você, também eu, somos presentes
para os outros. Mas não devemos ser um presente-embalagem: muito bem empacotados
e quase nada lá dentro...
Quando existe verdadeiro encontro com
alguém, no diálogo, na abertura, na fraternidade, deixamos de ser mera
embalagem e passamos à categoria de reais presentes!
Há encontros superficiais, de epiderme,
que não passam de troca de embalagem.
Nunca chegam a ser troca de presentes.
Nos verdadeiros encontros de fraternidade
acontece alguma coisa muito comovente e essencial: mutuamente vamos nos
desembrulhando, no bom sentido é claro. Vamos nos descobrindo.
Você já experimentou esta imensa alegria
da vida? A alegria profunda que nasce no recôndito de uma alma, quando duas
pessoas se encontram, se comunicam, virando presente uma para a outra?
Conteúdo interno, valores profundos, são o
grande segredo para quem deseja tornar-se presente dos irmãos da estrada e não
apenas embalagem...”
2 2) Responda:
a) O que o autor quer dizer quando
afirma “Pessoas são presentes”?
b) O que pode fazer um presente ser
difícil de abrir?
c) Quando deixamos de ser apenas
embalagens e nos tornamos presentes?
d) Você já se sentiu apenas uma
embalagem e não um presente para alguém?
e) O que devemos fazer e/ou ser para
virarmos presentes para os outros?
OBSERVAÇÃO:
Responder as questões e entregar com nome, turma e data. Todas as atividades
realizadas servirão para comprovar a frequência e vão fazer parte da avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário