segunda-feira, 20 de abril de 2020

9A e 9B - Português - 20-04 a 23-04


E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada          Ano: 9º          Turmas: 9A e 9B          Data: 20/04/2020.
Disciplina: Língua Portuguesa          Profª: Tania M. S. Vargas

Atividade: Produção de texto.
      Produza um texto dissertativo argumentativo seguindo o roteiro abaixo:
I - Escolha um dos assuntos sugeridos:
·         Influência da pandemia COVID-19 na vida das pessoas.
·         O que é ser jovem?
·         Os meninos também devem realizar tarefas domésticas.
II – Prepare um ou mais argumentos para defender seu ponto de vista. Se os argumentos forem baseados em fatos, use todas as fontes de informação que possam reforçar seu ponto de vista. Essas fontes são livros, artigos e reportagens de jornais, revistas, internet, filmes, tevê, adultos bem informados, suas próprias experiências etc.
III – Organize o seu texto em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.


















E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada          Ano: 9º          Turmas: 9A e 9B          Data: 9A(22 e 23P/04) e 9B(23/04)
Disciplina: Língua Portuguesa          Profª: Tania M. S. Vargas

Leia o texto abaixo e faça a visualização de vídeo aula em https://www.youtube.com/watch?v=mbKfJXjvpOc
ESTRUTURA DAS PALAVRAS
      Estudar a estrutura das palavras é conhecer os seus elementos ou unidades significativas(morfemas).
      Morfemas, portanto, são unidades mínimas, dotadas de significação, que formam as palavras.
      Os elementos estruturais (ou mórficos) das palavras são:
1)      RADICAL – é o elemento básico, que encerra a ideia principal; é a parte comum às palavras de uma mesma família.
Ex.: certeza                                                                   receber
Observação: são chamadas de cognatas as palavras que possuem o mesmo radical; dizemos que pertencem a uma mesma família etimológica.
Ex.: marca, marcar, marcação, marcado, marcante, demarcar, demarcador, marcador, marcapasso.

2)      VOGAL TEMÁTICA – é o elemento que, acrescido ao radical, forma o tema de nomes e verbos. Serve para unir o radical a outros componentes.

a)       Nos nomes, quando átona final, ela se une ao radical para facilitar o acréscimo(encaixe) de outros elementos.
A – escola (escolar, escolas)          (A vogal temática aparece somente em nomes que possuem a
E – triste (tristes, tristeza)                 mesma forma para o masculino e feminino.)
O – carro (carros, carroça)
Observação: os nomes que terminam em vogal tônica ou consoante não apresentam vogal temática.
b)      Nos verbos, a vogal temática indica a conjugação a que eles pertencem.
A – caracteriza os verbos da 1ª conjugação: falar, jantar
E – caracteriza os verbos da 2ª conjugação: bater, comer; pôr (e derivados)
I – caracteriza os verbos da 3ª conjugação: partir

3)      TEMA – é o radical acrescido da vogal temática.

Ex.: fal  + a + r= fala                               part + i + r= parti                               beb + e + r=bebe
Observação: nos nomes, o tema é mais evidente em derivados de verbos.
Ex.: caçador, devedor, fingimento (tema: caça, deve, fingi)


4)      DESINÊNCIAS – são os elementos que vêm no final das palavras e indicam as flexões que tais palavras sofrem. As desinências podem ser:
a)       Nominais – indicam o gênero(masculino/feminino) e o número(singular/plural) dos nomes.
Ex.: aluno/aluna                                                         alunos/alunas

b)      Verbais – indicam o tempo, modo, pessoa e número dos verbos.
As desinências verbais são chamadas, portanto, de:
·         Desinência verbal modo-temporal (indica o modo e o tempo)
·         Desinência verbal número-pessoal (indica o número e a pessoa)
Ex.: precisávamos
va: desinência verbal modo-temporal= pretérito imperfeito do indicativo
mos: desinência verbal número-pessoal= 1ª pessoa do plural

5)      AFIXOS – são elementos secundários que se acrescentam a um radical ou tema para formar palavras derivadas. São eles:
a)       Prefixos: quando antepostos(postos antes) ao radical.
Ex.: inativo                                          infiel                                            descampado

b)      Sufixos: quando estão pospostos(postos depois) ao radical.
Ex.: infelizmente                               tristemente                                empobrecer

6)      VOGAIS e CONSOANTES DE LIGAÇÃO: são elementos(fonemas) não significativos que ligam dois outros, facilitando a pronúncia de certas palavras.
Ex.: café + cultura= cafeitura (i= vogal de ligação)
       Pé + inho= pezinho (z= consoante de ligação)

EXERCÍCIOS:
1)      Circule o radical nas palavras abaixo:

denominar -existência – nomeação – impuro – coexistir – purificador – renomear – pureza

2)      Crie palavras derivadas por meio de prefixos:
a)       escrever –
b)      provável –
c)       correr –
d)      leal –

3)      Escreva palavras derivadas por meio de sufixos:
a)       alegre –
b)      menino –
c)       boca –
d)      mãe –

4)      Dê exemplos de palavras cognatas de:
a)       casa –                                                                    e) poeira -
b)      vidro –                                                                   f) cinza -
c)       telha –                                                                  g) pedra -
d)      ferro -                                                                   h) impressão –

5)      Leia as frases do cartaz:
UM MENINO DE 12 ANOS; UMA BALEIA ASSASSINA DE 3 TONELADAS: UMA AMIZADE QUE VOCÊ NUNCA PODERIA IMAGINAR; UMA AVENTURA QUE VOCÊ NÃO VAI ESQUECER.

a)       Identifique o tema de imaginar e esquecer. Indique o radical e a vogal temática.

b)      Em assassina, o elemento destacado é sufixo ou desinência nominal? Justifique.

c)       Escreva uma palavra que apresente o mesmo radical de aventura:


6)      Identifique e classifique os afixos das seguintes palavras:
a)       jornaleiro –
b)      amoral –
c)       subterrâneo –
d)      caridade –
e)      amanhecer –

7)      Encontre a palavra primitiva correspondente a:
a)       nogueira
b)      macieira
c)       afortunado
d)      abrutalhado

8)      Sublinhe e classifique as vogais e as consoantes de ligação nas palavras abaixo:
gasômetro          fungicida          cafezal          rodovia          mãezinha          paizinho


9)      Assinale a palavra que não contém vogal ou consoante de ligação:
(    ) capinzal                                  (    ) marmelada                                   (    ) frutífero
(    ) pobretão                                (    ) sonolência                                    (    ) florzinha

10)   Sublinhe as desinências nas palavras abaixo e classifique-as adequadamente:

a)       Professores
b)      Amamos
c)       Gata
d)      Partiram
e)      amarei


E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada          Ano: 9º           Turmas: 9A e 9B          Data: 23/04/2020.
Disciplina: Língua Portuguesa          Profª: Tania M. S. Vargas
EXERCÍCIOS:
1)      Sublinhe as desinências nas palavras abaixo e classifique-as adequadamente:
a)       professores

b)      amamos

c)       gata

d)      partiram

e)      amarei


2)      Classifique os elementos mórficos destacados como: radical, vogal temática, tema, desinência verbal(modo-temporal e número-pessoal), desinência nominal(de gênero e de número), prefixo, sufixo, vogal de ligação, consoante de ligação.
a)       clarinhos                                                                   e) desconhecido
clar –                                                                              des -
inh –                                                                               conhec -
o –                                                                                   ido -
s  -
                                                                                     f) sonolência
b)      comentaram                                                                  sono -
coment –                                                                        l -
a –                                                                                   ência -
comenta –
m –                                                                              g) falaremos
                                                                                         fal -
c)       inaceitável                                                                     a -
in –                                                                                  fala -
aceit –                                                                             re -
a –                                                                                   mos -
aceita –
vel –                                                                            h) floricultura
                                                                                         flor -
d)      bebessem                                                                      i -
beb –                                                                              cultura -
e –
bebe –
sse –
m –


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