E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada Ano: 9º Turmas: 9A e 9B Data: 20/04/2020.
Disciplina: Língua
Portuguesa Profª: Tania M. S.
Vargas
Atividade: Produção de texto.
Produza um texto
dissertativo argumentativo seguindo o roteiro abaixo:
I - Escolha um dos assuntos sugeridos:
·
Influência da pandemia COVID-19 na vida das
pessoas.
·
O que é ser jovem?
·
Os meninos também devem realizar tarefas
domésticas.
II – Prepare um ou mais argumentos para defender seu ponto
de vista. Se os argumentos forem baseados em fatos, use todas as fontes de
informação que possam reforçar seu ponto de vista. Essas fontes são livros,
artigos e reportagens de jornais, revistas, internet, filmes, tevê, adultos bem
informados, suas próprias experiências etc.
III – Organize o seu texto em três partes: introdução,
desenvolvimento e conclusão.
E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada Ano: 9º Turmas: 9A e 9B Data: 9A(22 e 23P/04) e 9B(23/04)
Disciplina: Língua
Portuguesa Profª: Tania M. S.
Vargas
Leia o texto abaixo e faça a visualização de vídeo aula em https://www.youtube.com/watch?v=mbKfJXjvpOc
ESTRUTURA DAS
PALAVRAS
Estudar a
estrutura das palavras é conhecer os seus elementos ou unidades
significativas(morfemas).
Morfemas,
portanto, são unidades mínimas, dotadas de significação, que formam as palavras.
Os elementos
estruturais (ou mórficos) das palavras são:
1)
RADICAL – é o elemento básico, que encerra a
ideia principal; é a parte comum às palavras de uma mesma família.
Ex.: certeza
receber
Observação: são chamadas de cognatas as
palavras que possuem o mesmo radical; dizemos que pertencem a uma mesma família
etimológica.
Ex.: marca, marcar, marcação, marcado,
marcante, demarcar, demarcador, marcador, marcapasso.
2)
VOGAL TEMÁTICA – é o elemento que, acrescido ao
radical, forma o tema de nomes e verbos. Serve para unir o radical a outros
componentes.
a)
Nos nomes, quando átona final, ela se une
ao radical para facilitar o acréscimo(encaixe) de outros elementos.
A – escola (escolar, escolas) (A vogal temática aparece somente em
nomes que possuem a
E – triste (tristes, tristeza) mesma forma para o masculino e
feminino.)
O – carro (carros, carroça)
Observação: os nomes que terminam em vogal tônica ou
consoante não apresentam vogal temática.
b)
Nos verbos, a vogal temática indica a
conjugação a que eles pertencem.
A – caracteriza os verbos da 1ª conjugação:
falar, jantar
E – caracteriza os verbos da 2ª conjugação:
bater, comer; pôr (e derivados)
I – caracteriza os verbos da 3ª conjugação:
partir
3)
TEMA – é o radical acrescido da vogal temática.
Ex.: fal
+ a + r= fala part + i + r= parti beb + e + r=bebe
Observação: nos nomes, o tema é mais evidente em
derivados de verbos.
Ex.: caçador, devedor, fingimento (tema: caça, deve, fingi)
4)
DESINÊNCIAS – são os elementos que vêm no final
das palavras e indicam as flexões que tais palavras sofrem. As desinências
podem ser:
a)
Nominais – indicam o gênero(masculino/feminino)
e o número(singular/plural) dos nomes.
Ex.: aluno/aluna
alunos/alunas
b)
Verbais – indicam o tempo, modo,
pessoa e número dos verbos.
As desinências verbais são chamadas, portanto, de:
·
Desinência verbal modo-temporal (indica o modo e
o tempo)
·
Desinência verbal número-pessoal (indica o
número e a pessoa)
Ex.: precisávamos
va: desinência verbal modo-temporal=
pretérito imperfeito do indicativo
mos: desinência verbal número-pessoal= 1ª
pessoa do plural
5)
AFIXOS – são elementos secundários que se
acrescentam a um radical ou tema para formar palavras derivadas. São eles:
a)
Prefixos: quando antepostos(postos antes)
ao radical.
Ex.: inativo infiel descampado
b)
Sufixos: quando estão pospostos(postos
depois) ao radical.
Ex.:
infelizmente tristemente empobrecer
6)
VOGAIS e CONSOANTES DE LIGAÇÃO: são
elementos(fonemas) não significativos que ligam dois outros, facilitando a
pronúncia de certas palavras.
Ex.: café + cultura= cafeitura (i=
vogal de ligação)
Pé + inho= pezinho (z= consoante de ligação)
EXERCÍCIOS:
1)
Circule o radical nas palavras abaixo:
denominar -existência – nomeação – impuro –
coexistir – purificador – renomear – pureza
2)
Crie palavras derivadas por meio de prefixos:
a)
escrever –
b)
provável –
c)
correr –
d)
leal –
3)
Escreva palavras derivadas por meio de sufixos:
a)
alegre –
b)
menino –
c)
boca –
d)
mãe –
4)
Dê exemplos de palavras cognatas de:
a)
casa –
e) poeira -
b)
vidro – f) cinza -
c)
telha –
g) pedra -
d)
ferro -
h) impressão –
5)
Leia as frases do cartaz:
UM MENINO DE 12 ANOS; UMA BALEIA ASSASSINA
DE 3 TONELADAS: UMA AMIZADE QUE VOCÊ NUNCA PODERIA IMAGINAR; UMA AVENTURA QUE
VOCÊ NÃO VAI ESQUECER.
a)
Identifique o tema de imaginar e esquecer.
Indique o radical e a vogal temática.
b)
Em assassina, o elemento destacado é sufixo ou
desinência nominal? Justifique.
c)
Escreva uma palavra que apresente o mesmo
radical de aventura:
6)
Identifique e classifique os afixos das
seguintes palavras:
a)
jornaleiro –
b)
amoral –
c)
subterrâneo –
d)
caridade –
e)
amanhecer –
7)
Encontre a palavra primitiva correspondente a:
a)
nogueira
b)
macieira
c)
afortunado
d)
abrutalhado
8)
Sublinhe e classifique as vogais e as consoantes
de ligação nas palavras abaixo:
gasômetro fungicida cafezal rodovia mãezinha paizinho
9)
Assinale a palavra que não contém vogal
ou consoante de ligação:
(
) capinzal ( ) marmelada ( ) frutífero
(
) pobretão
( ) sonolência ( ) florzinha
10)
Sublinhe as desinências nas palavras abaixo e
classifique-as adequadamente:
a)
Professores
b)
Amamos
c)
Gata
d)
Partiram
e)
amarei
E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada Ano: 9º Turmas: 9A e 9B Data: 23/04/2020.
Disciplina: Língua
Portuguesa Profª: Tania M. S.
Vargas
EXERCÍCIOS:
1)
Sublinhe as desinências nas palavras abaixo e
classifique-as adequadamente:
a)
professores
b)
amamos
c)
gata
d)
partiram
e)
amarei
2)
Classifique os elementos mórficos destacados
como: radical, vogal temática, tema, desinência verbal(modo-temporal e
número-pessoal), desinência nominal(de gênero e de número), prefixo, sufixo,
vogal de ligação, consoante de ligação.
a)
clarinhos
e) desconhecido
clar –
des -
inh – conhec
-
o – ido
-
s -
f) sonolência
b)
comentaram
sono -
coment – l
-
a – ência -
comenta –
m –
g) falaremos
fal -
c)
inaceitável a
-
in – fala
-
aceit –
re -
a – mos
-
aceita –
vel – h)
floricultura
flor -
d)
bebessem i
-
beb – cultura -
e –
bebe –
sse –
m –
Nenhum comentário:
Postar um comentário