terça-feira, 14 de abril de 2020

9 ANOS - Português - Profª Tania


E. E.E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada        Ano: 9º ano          Turmas: 9A e 9B          Data: 13/04/2020.
Disciplina: Língua Portuguesa          Profª: Tania M. S. Vargas
ATIVIDADES:
1)      Leitura do texto:
DISSERTAÇÃO

               É um texto que se caracteriza pela defesa de uma ideia, de um ponto de vista. Ou então pelo questionamento acerca de um determinado assunto. O autor do texto dissertativo trabalha com argumentos, com fatos, com dados, que utiliza para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas ideias.
               A dissertação pressupõe, sempre, conhecimento do assunto sobre o qual se deseja discorrer, reflexão sobre o tema proposto e posterior organização das ideias.
Para se obter uma exposição clara e ordenada, uma dissertação é geralmente dividida em três partes:

Introdução
               Na introdução você explicita o assunto que vai ser discutido com a apresentação de uma tese, de um ponto de vista que você irá defender.

Desenvolvimento ou argumentação
               É a parte em que você desenvolve seu ponto de vista. Para tanto, você deve argumentar, citar exemplos, fornecer dados, etc.

Conclusão
               É a parte em que você dá um fecho(encerramento) coerente com o desenvolvimento e com os argumentos apresentados. Em geral, retoma-se a ideia apresentada na introdução, agora com mais ênfase, de forma conclusiva.


               Quanto à formulação dos textos, o discurso dissertativo pode apresentar-se como:
a) expositivo – trata -se da apresentação, explicação ou constatação, de maneira impessoal, sem julgamento de valor e sem o propósito de convencer o leitor.

b) argumentativo – apresentação, explicação ou constatação de um fato para convencer por um raciocínio lógico, consistente, coerente e baseado na evidência das provas. A argumentação procura formar opinião, convencendo o leitor de que a razão está com quem organizou o texto.


DISSERTAÇÃO OBJETIVA – caracteriza-se pelo texto escrito em terceira pessoa, ou seja, o autor jamais aparece para o leitor como uma pessoa definida.
               Na dissertação objetiva, o autor expõe os argumentos de uma forma impessoal e objetiva, o que confere ao texto um caráter imparcial. Isso facilita a aceitação, por parte do leitor, das ideias expostas. É o que ocorre, por exemplo, com os trabalhos de caráter científico.

DISSERTAÇÃO SUBJETIVA – caracteriza-se pelo texto escrito em primeira pessoa, ou seja, o autor apresenta argumentos de caráter pessoal e subjetivo. Convém lembrar que as dissertações escritas em primeira pessoa montam armadilhas a cada parágrafo. Você deve evitar construções do tipo: “Na minha opinião...”, “Eu acho que...”, etc.


Exemplos de Texto Dissertativo
      Segue abaixo exemplos de trechos de textos dissertativos nas duas modalidades, ou seja, argumentativo e expositivo:
1 - Texto Dissertativo Argumentativo
      Em pleno século XXI é salutar refletir sobre a importância de preservação do meio ambiente bem como atuar em prol de uma sociedade mais consciente e limpa. Já ficou mais que claro que a maioria dos problemas os quais enfrentamos atualmente nas grandes cidades, foram gerados pela ação humana.
      De tal modo, podemos pensar nas grandes construções, alicerçadas na urbanização desenfreada, ou no simples ato de jogar lixo nas ruas. A poluição gerada e impregnada nas grandes cidades foi em grande parte fruto da urbanização desenfreada ou da atuação de indústrias; porém, deveras não cumpridos pelos homens também proporcionaram toda essa “sujidade”. Nesse sentido, vale lembrar que pequenos atos podem produzir grandes mudanças se realizados por todos os cidadãos.
      Portanto, um conselho deveras importante: ao invés de jogar o lixo (seja um papelzinho de bala, ou uma anotação de um telefone) nas ruas, guarde-o no bolso e atire somente quando encontrar uma lixeira. Seja um cidadão consciente! Não jogue lixo nas ruas!

2 - Texto Dissertativo Expositivo
      Os Relatórios das Nações Unidas (ONU) sobre a gestão e desenvolvimento dos recursos hídricos alertam para a preservação e proteção dos recursos naturais do planeta, sobretudo da água. Sendo assim, as estatísticas apontam para uma enorme crise mundial da falta de água a partir de 2025, de forma que atingirá cerca de 3 bilhões de pessoas, e que pode provocar diversos problemas sociais e de saúde pública.
      Um dos maiores problemas apresentados pela ONU é a “escassez de água” que já atinge cerca de 20 países no mundo, ou seja, 40% da população do planeta. Os estudos completam que a água doce do planeta está em risco visto as mudanças climáticas registradas nas últimas décadas.

2)      Responder:
a)      Onde começa e onde termina cada parte estrutural no texto argumentativo (1) dado como exemplo?
b)      Qual a tese que foi defendida no texto?
c)       Quais os argumentos utilizados?
d)      A dissertação foi objetiva ou subjetiva?
e)      Qual o assunto apresentado no texto expositivo (2) dado como exemplo?
f)       A dissertação 2 foi objetiva ou subjetiva?
g)      Explique a diferença entre as duas modalidades de texto ( 1 e 2) exemplificadas.






E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada          Ano: 9º          Turmas: 9A e 9B          Data: 15/04(9A) e 14/04(9B)
Disciplina: Língua Portuguesa          Profª: Tania M. S. Vargas
ATIVIDADES:
1)      Leia o texto abaixo:
São Paulo S/A
      Os paulistanos nascem em todos os lugares. Existem os paulistanos de Roraima, da Tailândia, os paulistanos de Crato e de Paris. Existem multidões de paulistanos também na Europa, nos Estados Unidos, e os paulistanos de linhagem pura, os de São Paulo, local onde esse fenômeno – os paulistanos – teve origem.
      Os paulistanos, como os animais, se dividem em famílias. Há os louros, os negros, os orientais, os milionários, os paupérrimos e um contingente extraordinário de paulistanos remediados. Mas o que mais impressiona, desafia e instiga sobremaneira pesquisadores e estudiosos é entender e desvendar o gene que o difere de outros seres: o gene da tara por compras. Esse é o mistério.
      Os paulistanos já foram classificados de consumistas, novidadeiros. Já confessaram a dependência por grifes e modismos. Passam horas em feiras, galpões de vendas, supermercados. Se arrepiam e ficam em êxtase diante da visão hipnótica de ruas de compras. Até uma corriqueira feira livre provoca calafrios de desejos e não há um, um só paulistano, que já não tenha se seduzido por alguma excepcional oferta de camelô.
      Mas em cima de tudo, de todas as sensações, os paulistanos veneram os shoppings com ardor e fúria. Protegidos, abrigados e deslumbrados vivem, a cada ida aos shoppings, seu momento de plenitude. Namoram, passeiam, comem. Vivem a paixão de vitrines. De manequins, ofertas e novidades. Todas as compras ali – juntas, oferecidas, escancaradas, reconfortando a alma.
      Para o paulistano de Roraima ou da Tailândia, de Crato ou de Paris, americano ou europeu e mesmo o legítimo, aquele de São Paulo, o ato de comprar, apesar de todo encantamento, é comum, natural,cotidiano. É trivial. Não exige explicações. Até porque, se fossem atrás de explicações, iriam perder tempo. E tempo os paulistanos do mundo inteiro aproveitam nas compras.
(Sérgio Pinto de Almeida/Folha de S. Paulo)
2)      Responder:

a)      Qual é o ponto de vista, isto é, a tese apresentada nessa dissertação?

b)      Que argumentos fundamentam essa tese? Cite algum deles.


c)       Identifique no texto as três partes estruturais: introdução, desenvolvimento e conclusão.



E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada          Ano: 9º ano          Turmas: 9A e 9B          Data: 16/04/2020.
Disciplina: Língua Portuguesa          Profª: Tania M. S. Vargas
ATIVIDADES:
1)      Leia o texto abaixo:
ALTO CONSUMO  X  SUSTENTABILIDADE
      Um modo de vida ecologicamente sustentável é o que todos almejam no século XXI, mas ao mesmo tempo ninguém quer diminuir o padrão elevadíssimo de consumo atual. Conciliar esses interesses será a tônica do porvir, porém dependerá, cada vez mais, de políticas públicas que eduquem a população, investimento em pesquisas de produtos menos impactantes ao meio ambiente e também apostar na promoção da reciclagem ainda mais.
      Toda mudança positiva tem que perpassar necessariamente pela educação e pela cultura. Nada se atinge de objetivo se não for feito um trabalho sério de políticas públicas voltadas para o esclarecimento e a mudança de hábitos do povo. É desde a mais tenra idade que o cidadão aprende a dar importância ao mundo que o cerca, assim como ao todo. Por isso, projetos e programas – governamentais e não-governamentais – implantados nas escolas são urgentes: elucidarão e criarão novas formas de agir logo nas primeiras idades.
      Além disso, é sumamente interessante que a ciência mundial encontre alternativas de produtos industrializáveis/comercializáveis que sejam menos degradantes ao ambiente. Aperfeiçoamento tecnológico, pesquisas científicas em universidades e empresas devem se dar as mãos para lutar por energia limpa, alimentos orgânicos, ingestão e uso consciente de água potável, entre tantas outras coisas que beneficiariam as gerações vindouras.
      Da mesma forma, vê-se que o engenho e apetrechos da reciclagem se encontram incipientes. O trabalho de limpeza e de reaproveitamento de materiais que seriam destrutivos à natureza é uma forte saída para diminuir os danos do consumo mundial, pois alguns compostos inutilizados demoram-se décadas ou séculos para se decomporem, como o plástico. Incentivos fiscais a tais empresas, valorização e reconhecimento profissionais podem dar bons frutos nas cooperativas de catadores e no setor fabril que utiliza o material recolhido como matéria-prima.
      Enfim, a tendência, daqui para um futuro não muito distante, é que essa preocupação com a ecologia saia das pautas do “modismo” naturalista para se tornar uma necessidade mundial. E aliar isso à compulsão consumista das massas será realmente o grande desafio do amanhã que já se aproxima. Enquanto as pessoas não aprenderem a preservar e a serem conscientes quanto às questões ecológicas do planeta, o meio ambiente irá agonizar um pouco mais!
2)      Responda:
a)      O texto que você leu é exemplo de dissertação argumentativa ou expositiva? Justifique a sua resposta.
b)      Localize no texto as partes estruturais da dissertação: introdução, desenvolvimento e conclusão.
c)       Identifique a tese e os argumentos que são apresentados no texto. Cite os parágrafos onde podem ser encontrados.
d)      A dissertação “Alto consumo  X  sustentabilidade é objetiva ou subjetiva.



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