terça-feira, 14 de abril de 2020

9 ANOS - Matemática - Profª Graça


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DAVID CANABARRO
RUA LIDIA MOSCHETTI , 200 – J. Leopoldina
Fone: 3368-7094  Porto Alegre  RS

EQUAÇÕES DO 2º GRAU

Equação do 2º grau na variável x é toda equação do tipo ax² + bx + c = 0, na qual a, b e c são números reais e a 0. As letras a, b e c são usadas para representar coeficientes da equação, nesta ordem ax² + bx + c = 0.

Exemplos:

·         2x² - 11x + 5 = 0   é uma equação do 2º grau, com a = 2, b = -11 e c = 5
·         X² - 3x – 10 = 0    é uma equação do 2º grau, com a = 1, b = -3 e c = -10
·         3x² - 7x  = 0     é uma equação de 2º grau com a = 3, b = -7 e c = 0
·         X² - 4 = 0    é uma equação do 2º grau com a = 1, b = 0 e c = -4

EXERCÍCIOS:     
1)      Observe as equações e responda:

a)      X² - 5x + 6 = 0
b)      2x – 7 = 0
c)      X³ - x² = 10
d)      6x² - x = 0
e)      3x + 4 = 20
f)       4x² - 2 = 34
g)      2x4 - 8 = 0
h)      9x + 6 = 7x + 4

- Quais são equações do 1º grau?
- Quais são equações do 2º grau?
- Quais são equações do 3º grau?
- Quais são equações do 4º grau?
    
2)       Em cada equação do 2º grau a seguir, diga quais são os valores de a, b e c:

a) 3x² + 11x + 6 = 0
a =
b =
c =

b) x² + x = 0
a =
b =
c =

c) 2x² - 50 = 0
a =
b =
c =

d) x² - 4,5x + 4,5 = 0
a =
b =
c =

Resolvendo equações do 2º grau

Leia a pergunta:

Qual é o número que elevado ao quadrado resulta em 9?

Para representar essa situação podemos chamar o número desconhecido de x e escrever:

X² = 9

Há dois números que elevados ao quadrado resultam em 9: 3 e -3. Indicamos assim:

X² = 9
X = ± √9
X = ± 3

3 e -3 são as soluções, ou seja, são as raízes da equação do 2º grau:  x² = 9.

Essa equação tem duas raízes, o que não ocorreria quando resolvíamos equações de 1º grau.

Exemplos:

1)

a)      X² + 1 = 10
X² = 10 – 1
X² = 9
X = ± √9
X = ± 3

b)      X² - 1 = 48
X² = 48 + 1
X² = 49
X = ± √49
X = ± 7

c)      3x² = 75
X² = 75/3
X² = 25
X = ± √25
X = ± 5

d)      X²/4 = 9
X² = 9 . 4
X² = 36
X = ± √36
X = ± 6

2)      Existe um número real que elevado ao quadrado e somado a 16 resulta em zero?
- número desconhecido: x
- elevando ao quadrado e somando 16, temos x² + 16 = 0
- Resolvendo: x² = -16
                         X² = ± √-16
- mas não existe número real que elevado ao quadrado resulte em um número negativo.

3)      Pensei em número; elevei-o ao quadrado e somei ao próprio número. Como resultado, obtive o triplo do número inicial. Em que número pensei?
- número: x
- quadrado do número: x²
- triplo do número: 3x
- equação: x² + x = 3x
- resolução: x² + x – 3x = 0
                      X² - 2x = 0
- neste ponto relembramos que x é fator comum e pode ser colocado em evidência. Então:
                      : x = x
                      2x : x = 2
                      X . ( x – 2 ) = 0

- Aqui temos o produto de x por x – 2. Para que o resultado seja zero temos duas possibilidades: x = 0 ou x – 2 = 0.

- Então: x = 0
  Ou x – 2 = 0
        X = 0 + 2
        X = 2
- Então, o número pensado é 0 ou 2.

4)       Os retângulos abaixo têm a mesma área. Vamos calcular as medidas dos seus lados a partir dessa informação.

Caixa de texto: 2X
Caixa de texto: ②Caixa de texto: X + 8Caixa de texto: X + 2
                                                                                                          


Caixa de texto:   X



- Área do retângulo :
A ₁ = 2X . (X + 2) = 2X² + 4X

- Área do retângulo ②:
A₂ = X . (X + 8) = X ² + 8X

- Como as áreas são iguais;
A₁ = A₂

2X² + 4X = X² + 8X

- Resolvendo:
2X² + 4X – X² - 8X = 0
X² - 4X = 0

- Colocando em evidência:
X ( x – 4) = 0
X = 0 ou X – 4 = 0
               X = 4


EXERCÍCIOS

1)      Quais os valores reais que podem ser colocados no lugar de x ?

a)      X² = 9
X = ______  ou  X = ______

b)      X² = 36
X = ______  ou  X = ______

c)      X² = 0,36
X = ______  ou  X = ______

d)      X² = 25/4
X = ______  ou  X = ______


2)      Qual é o lado do quadrado cuja a área é:

a)      A = 169 m²
b)      A = 1,69 m²
c)      A = 100 m²
d)      A = 1 m²

3)      Indique quais das equações são possíveis de resolver com os números reais:

a)      X² - 9 = 0
b)      X² + 9 = 0
c)      -X² + 9 = 0
d)      -X² - 9 = 0

4)      Resolva as equações:


a)      X² - 25 = 0
b)      X² - 90 = 31
c)      2x² - 98 = 0
d)      24 = 6X²
e)      64x² - 1 = 0
f)       7x² - 14 = 0
g)      -x² - 49 = 0
h)      -25 + 100X² = 0
i)        X² - 81/4 = 0
j)        5X² + 4 = 49

5)      Continue resolvendo:

a)      5(X² - 1) = 4(X² + 1)
b)      4X² - 27 = X²
c)      2X² + 11 = X² + 12
d)      X(X + 2) = 2X + 25

6)      O dobro do quadrado de um número é 72. Qual é o número?

7)      O que é preciso para que o produto de fatores desconhecidos seja zero?         (* olhe o exemplo C)

8)      Resolva as equações (exemplo C):

a)       X(X + 1) = 0
b)      2X(X – 5) = 0
c)      (X + 3) . (X – 1) = 0
d)      (X – 6) . (4X – 8) = 0

9)      Resolva as equações usando fatoração:

a)      X² - 8x = 0
b)      X² + 3x = 0
c)      9x² = 5x
d)      5x² = -10x
e)      3x² - 9x = 0
f)       25x² - 5x = 0

                           Obs: essas equações têm sempre duas raízes reais das quais uma é zero.

10)  Em um quadrado de lado x, o número que expressa a área é igual ao número que expressa o dobro do perímetro.
a)      Quanto mede o lado do quadrado?
b)      Qual é o perímetro do quadrado?
c)      Qual é a área do quadrado?






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