segunda-feira, 13 de abril de 2020

8B - Português - Profª Tania


E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada          Ano: 8º ano          Turma: 8B          Data: 13/04/2020.
Disciplina: Língua Portuguesa          Profª: Tania M. S. Vargas
USO DOS PORQUÊS
1)      POR QUE (separado e sem acento) – usa-se:
a)      Em frases interrogativas diretas e indiretas (equivale por que motivo, por que razão).
Ex.: Por que você fez isso? (interrogativa direta)
Ex.: Não sei por que você fez isso. (interrogativa indireta)

b)      Quando equivale a pelo qual, pelos quais, pela qual, pelas quais.
Ex.: São muitos os lugares por que passamos.

2)      PORQUE (junto e sem acento) – usa-se:
a)      Para indicar explicação.
Ex.: Não suba nessa cadeira, porque você pode cair.

b)      Para indicar causa.
Ex.: Ele faltou à aula, porque estava doente.

3)      POR QUÊ (separado e com acento) – usa-se:
a)      No final de frases interrogativas.
Ex.:Você fez isso por quê?

b)      Quando encerra uma frase que não é interrogativa.
Ex.: Ela está triste e não sei por quê.

4)      PORQUÊ (junto e com acento) – é usado em frases nas quais equivale a causa, motivo, razão. Tem valor de substantivo e geralmente é antecedido pelo artigo o.
       Ex.: Não entendo o porquê dessa sua atitude.

Exercícios:
1)      Complete as frases com por que/porque/por quê ou porquê:
a)      Pedro,                                   você não veio à escola ontem?
b)                                        acompanhei minha mãe ao banco.
c)       Não vim à escola ontem                                 acompanhei minha mãe ao banco.
d)      Às vezes fico pensando                                 existe tanta violência no mundo.
e)      Descobri o                                    dessa sua agressividade comigo.
f)       Elisa saiu da sala de repente, sem dizer                                      .

2)      Elabore uma frase de exemplo para cada um dos porquês estudados.

3)      Pesquise em jornais, revistas ou internet exemplos de anúncios ou expressões informativas que contenham os quatro tipos de porquês.

E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada          Ano: 8º ano          Turma: 8B          Data: 14/04/2020.
Disciplina: Língua Portuguesa          Profª: Tania M. S. Vargas

Atividade:
PRODUÇÃO DE TEXTO: Produza um texto narrativo com diálogo. Use todos os porquês estudados, sem torná-lo repetitivo. Não esqueça de colocar um título no texto e usar a pontuação adequada.
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E. E. E. F. DAVID CANABARRO
Atividade: Aula programada          Ano: 8º          Turma: 8B          Data:15/04/2020.
Disciplina: Língua Portuguesa          Profª: Tania M. S. Vargas

Uso de e a
1)      (verbo haver)
a)      Quando indica passado. Pode ser substituído por “faz”.
Ex.: duas semanas que não falo com minha prima.
b)      Quando significa existir:
várias lâmpadas acesas na sala.

2)      A (artigo) – artigo definido que antecede o substantivo indicando-lhe o gênero (feminino) e o número (singular ou plural).
Ex.: A criança achou uma moeda no chão.

3)      A (preposição) quando:
a)      Tem o mesmo valor de para.
Ex.: Viajarei a Pelotas no próximo sábado.

b)      Indica tempo futuro.
Ex.: Daqui a alguns minutos a aula vai terminar.

c)       Indica ideia de distância.
Ex.: O supermercado fica a dois quilômetros daqui.

d)      Usada na expressão “a tempo”.
Ex.: Não cheguei a tempo de assistir ao primeiro período.

4)      A (pronome pessoal oblíquo) – relativo a terceira pessoa (ela).
Ex.: O pai não a deixou ir ao passeio da escola.

5)      A (pronome demonstrativo) – quando pode ser substituído por “aquela” no meio de frases.
Ex.: Esta caneta não é a que te emprestei ontem.
EXERCÍCIOS:
1)      Use o ou a adequadamente:

a)      O pai disse          ela que entrasse em casa rapidamente.
b)      Os avós contaram toda           verdadeira história          ela quando criança.
c)       Depois de dar muitas voltas, ele voltou          casa.
d)      A mãe leu          carta do filho e guardou-          emocionada.
e)      Não entendi o que disseste          pouco, quando levantei.
f)       Ele se recusou          aceitar o conselho.
g)      Não tenho certeza, mas acho que da farmácia          minha casa são três quilômetros.
h)                muitas  pessoas em quarentena no país atualmente.
i)        Esta revista não é          que te emprestei.
j)        Aquele funcionário nunca chega          tempo de presenciar          reunião.
k)      Na sala, neste momento,          pessoas apenas caminhando e outras sentadas, conversando.

2)      Classificar as palavras usadas no exercício nº 1 como: (verbo haver = passado ou = existir)           ou a (artigo, preposição, pronome pessoal oblíquo ou pronome demonstrativo):






3)      Criar frases com:

a)      Há (verbo haver = existir):

b)      Há (verbo haver = passado):

c)       A (artigo):

d)      A (preposição) - qualquer caso:

e)      A (pronome pessoal oblíquo):

f)       A (pronome demonstrativo):










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