segunda-feira, 22 de junho de 2020

Aula programada-Português-9A e 9B-15-06 a 18-06-2020


E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada          Ano: 9º          TURMAS: 9A/9B          DATA: 15/06/2020.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa          PROFESSORA: Tania Mara dos Santos Vargas
ATIVIDADES:
1)       Indique o processo de formação das palavras destacadas a seguir:
a)       “Foi, portanto, com indesejável alegria que descobriram a arte como referencial da Bahia para os meio-compatriotas.”

b)       “- Veio a passeio ou para trabalhar?”

c)       “Entreolharam-se. Aquela conversa não fazia o menor sentido.”

d)       “Haviam chegado à Europa com medo de que o inglês aportuguesado não fosse bem compreendido pelos austríacos.”

2)       Leia o texto e faça o que se pede:
Meu amor é um moleque arteiro
com um estilingue certeiro
entre as mãos.

Quando eu passo,
ele mira e atira
um olhar pontiagudo
na minha direção.

E ai! Que pontaria!
Ai! Que suspiro
dolorido
no meu coração...
                                              (Ilka Brunhilde Laurito/Brincando de amor)
a)       Qual o processo de formação que se verifica nas duas palavras rimadas na 1ª estrofe?

b)       Retire da 2ª estrofe uma palavra formada por derivação imprópria e outra por composição por aglutinação.

c)       Identifique o processo de formação da palavra suspiro, da última estrofe.

d)       A palavra suspiro dá também nome a um doce. Levante uma hipótese para explicar a escolha desse nome para o referido doce.

E. E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada          Ano: 9º          TURMAS: 9A/9B          DATA: 16/06(9B) e 17/06(9A).
DISCIPLINA: Língua Portuguesa          PROFESSORA: Tania Mara dos Santos Vargas
ATIVIDADES:
1)       Forme palavras através da derivação prefixal:
a)       normal:
b)       por:
c)       fazer:
d)       cair:
e)       abrir:

2)       Através da derivação sufixal, forme o aumentativo das palavras abaixo:
a)       fogo:
b)       voz:
c)       boca:
d)       homem:
e)       parede:

3)       Use a derivação parassintética para formar verbos das palavras abaixo:
a)       lista:
b)       doce:
c)       conquista:
d)       alma:
e)       bruto:

4)       Use a derivação regressiva para formar substantivos dos verbos abaixo:
a)       ajudar:
b)       formar:
c)       chorar:
d)       castigar:
e)       atacar:

5)       Sublinhe as palavras, nas frases abaixo, formadas através da derivação imprópria:

a)       O badalar dos sinos convida os fiéis para a cerimônia religiosa.

b)       Eu desperto, às vezes, com o cantar dos pássaros.

c)       Os bons serão recompensados.

d)       Aquele candidato realizou um comício monstro.

e)       Pare de falar alto.





E. E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada          Ano: 9º          TURMAS: 9A/9B          DATA: 18/06/2020.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa          PROFESSORA: Tania Mara dos Santos Vargas
ATIVIDADES:
1)       Leia o texto a seguir:
NEOLOGISMO
Beijo pouco, falo menos ainda
Mas invento palavras
Que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana
Inventei, por exemplo. O verbo teadorar.
Intransitivo:
Teadoro, Teodora.
                                                                                 (Manuel Bandeira)
a)       Explique o título do poema.

b)       Explique a formação da palavra intransitivo.

c)       Que processo foi utilizado na criação do verbo teadorar?


2)       Diga se as palavras foram compostas por justaposição ou por aglutinação:
a)       malmequer
b)       amor-perfeito
c)       vinagre
d)       madrepérola
e)       pernilongo

3)       Forme palavras utilizando os elementos gregos abaixo:
a)       penta (cinco)
b)       quilo (mil)
c)       céfalo (cabeça)
d)       micro (pequeno)
e)       geo (terra)
f)        hemi (meio)
g)       termo (calor)
h)       neuro (nervo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário