terça-feira, 16 de junho de 2020

5º B - Atividades do dia 15 de junho

CADERNO DE MATEMÁTICA

                    O sistema de numeração decimal

     Ao longo da história da civilização, vários povos criaram sistemas próprios de numeração.
     Acredita-se que devemos aos indianos e aos árabes a criação do sistema de numeração decimal - também denominado indo-arábico - que hoje utilizamos.

     Características do sistema de numeração decimal:
     * Dez algarismos: 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 0.
     * Valor posicional ( ou valor relativo ):  o valor de cada algarismo varia de acordo com a posição que ele ocupa no número.
       Exemplo: o valor do algarismo 6 é diferente em cada um dos números a seguir.
       276   -  6 = seis         762  -  6 = sessenta              627 - 6 = seiscentos
     6.207 - 6 = seis mil                     67.200 - 6 = sessenta mil
     * Contagem dos elementos agrupados de 10 em 10.

     Com o sistema de numeração decimal, representamos todos os números naturais.


                               Números naturais

     Observe a sequência: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, ...
     Os números pertencentes a essa sequência são chamados de números naturais. O sucessor de um número natural é um número que tem uma unidade a mais que ele.
     Veja como isso ocorre:   0, 1 ( 0 + 1 ), 2 ( 1+1 ), 3 ( 2 + 1 ), 4 ( 3 + 1 )
     Essa sequência não tem fim, porque, por maior que seja um número, sempre poderemos adicionar uma unidade a ele para encontrar seu sucessor. Para indicar que a sequência dos números naturais não tem fim, usamos reticências.

* CONTAGEM POR AGRUPAMENTO

   Como você já viu, a contagem por agrupamentos de 10 em 10 também é uma das características do sistema de numeração decimal.

1) Agrupe as bolinhas formando grupos de 10.

    o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
    o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
    o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
    o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
    o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
    o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
    o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
    o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
    o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
    o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o

2) Observando a organização acima, responda:

    a) Quantas dezenas foram formadas?

    b) Quantas unidades há em:
         * 1 dezena?              * 10 dezenas?               20 dezenas?               26 dezenas?

    c) Quantas centenas podem ser formadas?

    d) Quantas dezenas há em uma centena?

    e) Complete:
         * 10 dezenas = _____ centena                   * 20 dezenas = _____ centenas
         * 1 centena = _____    unidades                 * 2 centenas = _____ unidades

    f) Podemos dizer, então, que no quadro acima há:   263 unidades ou 26 _________ e 3 unidades, ou, ainda, 2 __________, 6 __________ e 3 __________ .

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