CADERNO DE MATEMÁTICA
O sistema de numeração decimal
Ao longo da história da civilização, vários povos criaram sistemas próprios de numeração.
Acredita-se que devemos aos indianos e aos árabes a criação do sistema de numeração decimal - também denominado indo-arábico - que hoje utilizamos.
Características do sistema de numeração decimal:
* Dez algarismos: 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 0.
* Valor posicional ( ou valor relativo ): o valor de cada algarismo varia de acordo com a posição que ele ocupa no número.
Exemplo: o valor do algarismo 6 é diferente em cada um dos números a seguir.
276 - 6 = seis 762 - 6 = sessenta 627 - 6 = seiscentos
6.207 - 6 = seis mil 67.200 - 6 = sessenta mil
* Contagem dos elementos agrupados de 10 em 10.
Com o sistema de numeração decimal, representamos todos os números naturais.
Números naturais
Observe a sequência: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, ...
Os números pertencentes a essa sequência são chamados de números naturais. O sucessor de um número natural é um número que tem uma unidade a mais que ele.
Veja como isso ocorre: 0, 1 ( 0 + 1 ), 2 ( 1+1 ), 3 ( 2 + 1 ), 4 ( 3 + 1 )
Essa sequência não tem fim, porque, por maior que seja um número, sempre poderemos adicionar uma unidade a ele para encontrar seu sucessor. Para indicar que a sequência dos números naturais não tem fim, usamos reticências.
* CONTAGEM POR AGRUPAMENTO
Como você já viu, a contagem por agrupamentos de 10 em 10 também é uma das características do sistema de numeração decimal.
1) Agrupe as bolinhas formando grupos de 10.
o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
2) Observando a organização acima, responda:
a) Quantas dezenas foram formadas?
b) Quantas unidades há em:
* 1 dezena? * 10 dezenas? 20 dezenas? 26 dezenas?
c) Quantas centenas podem ser formadas?
d) Quantas dezenas há em uma centena?
e) Complete:
* 10 dezenas = _____ centena * 20 dezenas = _____ centenas
* 1 centena = _____ unidades * 2 centenas = _____ unidades
f) Podemos dizer, então, que no quadro acima há: 263 unidades ou 26 _________ e 3 unidades, ou, ainda, 2 __________, 6 __________ e 3 __________ .
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