quinta-feira, 11 de junho de 2020

6 ANO - GEOGRAFIA - Prof. Volnei



Geografia – 6os. Anos – Semana de 01.06 até 05.06 de 2020 – Prof. Volnei
Dando continuidade aos estudos em Geografia, faremos uma leitura sobre o nosso Planeta fazendo parte do Sistema Solar. Leia com atenção.
O Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes localizados no mesmo campo gravitacional.
Fazem parte do Sistema Solar os planetas, planetas anões, asteroides, cometas e os meteoroides (meteoritos).
Existem inúmeras teorias que tentam explicar como o Sistema Solar foi formado. Entretanto, a mais aceita é a da Teoria Nebular ou Hipótese Nebular, que diz que a formação do sistema se deu através de uma grande nuvem formada por gases e poeira cósmica, que em algum momento começou a se contrair, acumulando matéria e energia, dando assim origem ao Sol.

Os planetas realizam sua órbita em torno do sol de forma elíptica, cada qual com suas próprias características, como por exemplo, massa, tamanho, gravidade e densidade. Os planetas que estão mais próximos do sol possuem composição sólida, enquanto os planetas menos próximos possuem composição gasosa.
Entre os outros corpos celestes, os asteroides são menores que os planetas e são compostos por minerais não voláteis.
Os cometas são compostos por gelos voláteis que se estendem pelo núcleo, cabeleira e cauda. Meteoroides são compostos por minúsculas partículas que, ao chegarem ao solo, caso isso ocorra, recebem o nome de meteoritos. O Sistema Solar está contido na Via Láctea, que ainda abriga cerca de 200 bilhões de estrelas.
Planetas do Sistema Solar
Oito planetas orbitam em torno do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Podemos classificar os planetas como sólidos ou gasosos, ou, mais especificamente, de acordo com suas características físico-químicas, como os planetas mais próximos do Sol sendo sólidos e densos, mas de insignificante massa; e os planetas mais distantes sendo gasosos massivos de baixa densidade.
Desde a sua descoberta em 1930 até 2006 Plutão foi considerado como o nono planeta do Sistema Solar. Porém em 2006, a União Astronômica Internacional criou a classificação de planeta anão. Atualmente, o Sistema Solar possui cinco planetas anões: Plutão, Eris, Haumea, Makemake, e Ceres. Todos são plutoides, com exceção de Ceres, localizado no cinturão de asteroides.
As massas de todos estes objetos constituem em conjunto apenas uma pequena porção da massa total do Sistema Solar (0,14%), com o Sol concentrando a maior parte da massa total do Sistema Solar (99,86%). O espaço entre corpos celestes dentro do Sistema Solar não é vazio, sendo preenchido por plasma proveniente do vento solar, bem como poeira, gás e partículas elementares, que constituem o meio interplanetário.
Zonas Cimáticas:
Zona polar ou glacial (sul e norte)
Região que está localizada do Círculo Polar Ártico até o ponto 90º no polo Norte e do Círculo Polar Antártico até o paralelo/ponto 90º Sul. Nas zonas polares, os raios solares incidem de forma muito inclinada e com baixa intensidade. A radiação solar atinge a superfície sempre próxima do horizonte: pouco acima ou abaixo desta linha. São as regiões menos aquecidas e apresentam as mais baixas temperaturas do planeta. Predomina o Clima Polar.
Na zona polar, em função do eixo de inclinação da Terra há uma grande variação na distribuição dos períodos de duração do dia claro e da noite. Há períodos longos de noite e de dia, que ocorrem respectivamente nas estações do verão e ao inverno.
Sol da Meia-noite e Noite Polar - nas zonas glaciais ou polares ocorrem dois fenômenos interessantes: o Sol da Meia-noite no verão e a Noite Polar ou Noite Eterna no inverno. No extremo verão, o sol pode ficar meses sem se por, apenas percorrendo o horizonte: é o Sol da Meia Noite. Já no extremo inverno o sol não atinge a linha do horizonte e por vários dias o sol não nasce, acontecendo assim a Noite Polar.
Zona temperada (sul e norte)
Localizadas entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico no hemisfério Norte e entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico no hemisfério sul, portanto em latitudes médias. Recebem a incidência dos raios solares de forma mais direta no verão e mais inclinada no inverno. Essa particularidade provoca quatro estações do ano bem definidas, cada qual com suas especifidades. Enquanto é inverno no norte, é verão no sul. São típicos dessa faixa os climas: Frio, Temperado, Subtropical e Mediterrâneo.
Zona intertropical
Está localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Os raios solares atingem esta região de forma quase perpendicular à superfície, com grande intensidade. Apenas dentro desta faixa é que o sol se posiciona a pino algumas vezes no ano. A incidência dos raios solares é direta, praticamente todo o ano. Em razão desta característica, essa faixa possui as temperaturas mais elevadas do globo terrestre. Os climas típicos dessa faixa são o Equatorial, Tropical, Monçônico, Semi-árido e Desértico.Fontes:INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE TEMPO E CLIMA Glauber Lopes Mariano Faculdade de Meteorologia Universidade Federal de Pelotas
https://wp.ufpel.edu.br/glaubermariano/files/2013/10/Unidade-I-Introdução_elementos_e_fatores.pdf Conceitos básicos sobre clima e tempo http://w3.ufsm.br/labgeotec/images/pdf/tpico1.pdf AYOADE, J. O. Introdução à Climatologia dos Trópicos. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1991.


Observe atentamente a figura que representa a iluminação e aquecimento da Terra pelo Sol:



Exercícios de fixação:
1. Quais as zonas climáticas da Terra?
2. Quais os planetas que formam o sistema solar?
3. Pense sobre a figura acima que demonstra a iluminação e aquecimento da Terra. Ao seu ver porque estamos numa área em que predomina maior quantidade de calor e luminosidade, em se tratando do território Brasileiro?
4. Quais as principais características das zonas polares?
5. E das zonas tropicais?
6. Observando o mapa do Brasil, a que conclusão você chega quanto as zonas climáticas? Quantas incidem sobre o nosso país? Quais são?


Nenhum comentário:

Postar um comentário