quinta-feira, 11 de junho de 2020

6 ANO B - PROJETO DE VIDA - Prof Pedro








Conceito de projeto de vida

O conceito de projeto de vida é muito abrangente, compreende não só a saúde física como o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais em casa, na escola e no trabalho e até a sua relação com o meio ambiente. De facto, existem naturalmente outros fatores que a influenciam, mas comecemos por ver o que significa pensar a qualidade de vida, para a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Qualidade de vida – definição

Para a OMS, a definição de qualidade de vida é a “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objectivos, expectativas, padrões e preocupações”. Trata-se de uma definição que contempla a influência da saúde física e psicológica, nível de independência, relações sociais, crenças pessoais e das suas relações com características inerentes ao respetivo meio na avaliação subjetiva da qualidade de vida individual. Neste sentido, poderemos afirmar que a qualidade de vida é definida como a “satisfação do indivíduo no que diz respeito à sua vida quotidiana”.

Não devemos confundir um projeto de vida com um padrão de vida. Muitas pessoas têm uma errada noção de qualidade de vida, confundindo os termos. Padrão de vida é uma medida que calcula a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis, enquanto que o conceito de projeto de vida está diretamente associado à autoestima e ao bem-estar pessoal e compreendem vários aspetos, nomeadamente, a capacidade funcional, o nível socioeconômico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente em que se vive.


Assim, após ler o texto acima, o aluno deverá responder as questões abaixo e marcar com (X) as respostas de acordo com o seu entendimento sobre algumas ações que fazem parte de um planejamento de vida. Na sequencia deverá  explicar por que sim ou por que não.

Quais das questões abaixo podem ajudar a melhorar a sua qualidade de via?

1 Praticar atividades físicas? Sim ( ) Não ( ) Por que?






2 Praticar atividades artísticas? Sim ( ) Não ( ) Por que?


3 Praticar atividades esportivas? Sim ( ) Não ( ) Por que?


4 Praticar atividades religiosas? Sim ( ) Não ( ) Por que?


5 Praticar atividades de leituras? Sim ( ) Não ( ) Por que?


6 Praticar atividades de escuta? Sim ( ) Não ( ) Por que?


7 Praticar atividades lúdicas? Sim ( ) Não ( ) Por que?


8 Debater de forma dialogada? Sim ( ) Não ( ) Por que?


9 Impor seus pontos de vista? Sim ( ) Não ( ) Por que?


10 Atender ao celular sempre que ele tocar? Sim ( ) Não ( ) Por que?


11 Praticar a empatia? Sim ( ) Não ( ) Por que?


12 Cuidar do patrimônio público? Sim ( ) Não ( ) Por que?


13 Respeitar as diferenças das pessoas? Sim ( ) Não ( ) Por que?


14 Respeitar os limites do corpo? Sim ( ) Não ( ) Por que?


15 Compartilhar ideias? Sim ( ) Não ( ) Por que?


16 Compreender e respeitar o espaço do outro? Sim ( ) Não ( ) Por que?





16 Ampliar os conhecimentos e a aprendizagem global? Sim ( ) Não ( ) Por que?     



Nenhum comentário:

Postar um comentário