E. E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada DATA: 08/06/2020 TURMA: 8B
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa PROFESSORA: Tania M.
S. Vargas
ATIVIDADES DE REVISÃO:
1)
Circule as palavras que pertencem às classes gramaticais
solicitadas entre parênteses:
a)
(VERBOS) – minha, comeram, perambulavam, faísca,
ingênuo, havia, seu, tudo, acabou, sozinho, triste, dói.
b)
(ADVÉRBIOS) – talvez, entendi, atenciosamente,
ninguém, de, sobre, não, vi, todos, cedo, eles, mas, amanhã, decidiram, hoje,
agora.
c)
(SUBSTANTIVOS) – meu, acalmou, prejuízo, tempo,
você, indecisão, indeciso, orgulhoso, orgulho, lhe, fez, voltar.
d)
(ADJETIVOS) – calmo, todos, preferência, alegre,
trouxe, indeciso, tristeza, sincero, triste, hoje, já, má.
e)
(PRONOMES) – senhor, doer, aqueles, nossas,
felicidade, alguém, satisfeito, todos, ontem, lhe, meu, vazio, estes.
f)
(PREPOSIÇÕES) – sobre, mas, tudo, encabulado,
faltar, de, nos, feliz, para, com, comi, até, ontem, ante, gostaram.
g)
(CONJUNÇÕES) – disseram, mas, eles, porém, e,
porque, alegria, hoje, todavia, rompeu, nada, covarde, perigoso, pois.
h)
(NUMERAIS) – serenidade, calma, cem, décimo,
corrigiu, terceiro, meu, doze, todos, centésimo, sem, rápido, duzentos, viagem,
dois.
i)
(INTERJEIÇÕES) – certeza, ah, agora, oh, oba,
amizade, com, vem, bem, mal, comigo, já, puxa.
2)
Complete as frases com por que, porque, por quê
ou porquê:
a)
Não entendo o dessa sua
agressividade.
b)
O escritor é semelhante ao alpinista ambos não sabem se entregam a
atividades tão difíceis.
c)
Depois de ler a crônica, entendi a cronista compara os escritores aos
alpinistas.
d)
Será que os escritores escrevem o papel está lá?
e)
Você fez
tantas perguntas?
f)
A cronista acha que escrever é semelhante a
escalar montanhas; fico pensando: ?
3)
Use a ou há adequadamente:
a)
Daqui trinta dias vou partir.
b)
O início do curso aconteceu semanas.
c)
pessoas interessadas em
publicar o seu livro.
d)
Minha cidade natal fica 30 quilômetros daqui.
e)
Do Rio São Paulo são 400 km.
f)
empresa está bem administrada.
4)
Classifique o há empregado na
questão nº 3 como verbo haver (= a existir ou indicando passado) e o a
como artigo, preposição, pronome pessoal oblíquo ou pronome demonstrativo:
E. E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada DATA: 09/06/2020 TURMA: 8B
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa PROFESSORA: Tania M.
S. Vargas
ATIVIDADES DE REVISÃO:
1)
Crie sujeitos para os predicados abaixo:
a)
saíram da
cidade.
b)
chegou muito
cansado em casa.
c)
fazem
parte do material escolar.
d)
descobrimos um segredo de família.
e)
Ontem não
chegaram no horário marcado.
2)
Dê um predicado para os sujeitos:
a)
O terreno e a casa
.
b)
A mãe, o pai e os filhos
.
c)
Muitos políticos
.
d)
A pandemia .
e)
A higienização das mãos e o uso de máscaras .
3)
Classifique os sujeitos das orações abaixo como
simples, composto, oculto, indeterminado ou inexistente:
a)
A escola ficava num lugar distante.
b)
Os meninos e as meninas estavam brincando no
pátio.
c)
Choveu muito forte ontem.
d)
Há muitos trabalhadores na fábrica.
e)
A abelha e o beija-flor sugam o néctar das
flores.
f)
Faz dois meses que cheguei.
g)
Roubaram todos os meus documentos.
h)
Gosto de observar a natureza.
i)
Está muito frio.
j)
Estamos ansiosos pela mudança!
4)
Complete as orações com um verbo de ligação:
a)
O menino sonolento
depois do almoço.
b)
A cozinha e o banheiro limpos.
c)
O tigre e o leão animais
ferozes.
d)
Os noivos felizes.
e)
Aquela viagem inesquecível.
5)
Crie um predicativo do sujeito:
a)
As flores estavam .
b)
As pessoas ficaram
.
c)
Todas as lojas permaneceram .
d)
A pandemia continua .
e)
Os pais e os filhos parecem .
6)
Sublinhe o predicado, circule o(s) núcleo(s) e
classifique-o como PN (predicado nominal), PV(predicado verbal) ou PVN (predicado
verbo nominal):
a)
Todos observavam a cena curiosos. ( )
b)
As ruas da cidade estavam vazias. ( )
c)
O cliente saiu da loja furioso. ( )
d)
Ele saiu rapidamente de casa. ( )
e)
Nosso time venceu a partida. ( )
f)
Os alunos estudam à distância. ( )
g)
As salas de aula continuam vazias. ( )
7)
Faça a análise sintática das orações abaixo:
a)
Aquele rio anda poluído.
Sujeito:
Núcleo do sujeito;
Classificação do sujeito;
Predicado;
Núcleo do predicado:
Classificação do predicado:
b)
Todos nós consideramos sua atitude infantil.
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Classificação do sujeito;
Predicado:
Núcleo do predicado:
Classificação do predicado:
c)
O carro trafegava pela antiga estrada.
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Classificação do sujeito;
Predicado:
Núcleo do predicado;
Classificação do predicado:
d)
Meu amigo virou fera nas quadras.
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Classificação do sujeito:
Predicado:
Núcleo do predicado:
Classificação do predicado:
e)
O banco devolveu o cheque ao cliente.
Sujeito:
Núcleo do sujeito;
Classificação do sujeito;
Predicado;
Núcleo do predicado:
Classificação do predicado:
E. E, E, F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada DATA: 10/06/2020 TURMA: 8B
DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSORA: Tania M. S. Vargas
ATIVIDADES:
I – Leia o texto a seguir e faça o que se pede:
O rico, o pobre e
a galinha
Um rico passa
pela entrada de um labirinto e não resiste. Entra. Quer saber o que se esconde
no centro do labirinto.
Talvez seja um
tesouro, ou no mínimo uma oportunidade de negócios. É da natureza humana querer
explorar o desconhecido e é da natureza dos ricos querer ficar mais ricos.
Como, além de um aventureiro e um empreendedor, o rico é um ser racional, vai
deixando moedas no caminho, para depois voltar pelo mesmo caminho e encontrar a
saída do labirinto. No centro do labirinto não há nada, só o centro de um
labirinto, e quando se vira para começar o caminho de volta, o rico dá com o
pobre, que chega colocando a última moeda do chão na sua sacola.
- Minhas moedas!
– diz o rico.
- Suas? Estavam
no chão. Vim catando-as pelo caminho. Agora são minhas. Tenho direito a um
pouco da riqueza do mundo.
- Imbecil! Eu as
deixei pelo chão para encontrar o caminho de volta, já que sou um ser racional.
Agora eu não encontrarei a saída. Agora eu vou ficar neste labirinto pelo resto
da vida.
- “Eu, eu, eu.”
Você só pensa em você, como todos os ricos. E eu?
- Você também
está condenado a ficar neste labirinto pelo resto da vida. Culpa da sua
ganância e da sua burrice.
- Outra mania de rico, achar que quem é pobre
é burro. Mas eu também sou um ser racional, meu caro. Em lugar de moedas,
deixei grãos de milho pelo chão, para me guiar de volta à saída do labirinto.
Os dois
preparam-se para sair do centro do labirinto quando dão com uma galinha que
chega bicando o último grão de milho. A galinha passou pela entrada do
labirinto, viu os grãos enfileirados no chão e também não resistiu. Foi comendo
o milho de grão em grão sem deixar nada em seu lugar para mostrar o caminho de
volta.
O rico e o pobre
xingam a galinha juntos. Chamam a galinha de irresponsável. De inconsequente.
O rico diz que
entrou no labirinto porque é um aventureiro e um empreendedor, e porque é da
sua natureza explorar o desconhecido e as oportunidades de enriquecer mais. O
pobre diz que entrou no labirinto atrás de moedas, mesmo as moedas sendo de outro,
porque tem direito a um pouco da riqueza do mundo. E a galinha, que só foi
atrás da sua fome?
E o rico e o
pobre passam o resto de suas vidas correndo pelo labirinto atrás da galinha,
que, como não é um ser racional, nem sabe o que está fazendo ali.
O que deve significar
alguma coisa.
Luís Fernando Veríssimo
RESPONDA:
1)
Segundo o texto, o rico era
(
) esperto
(
) aventureiro
(
) desconfiado
( )
distraído
2)
Por que o rico entrou no labirinto? E o pobre?
3)
Em sua opinião, o pobre e o rico são de fato
racionais?
4)
É correto afirmar que a crônica trata da
(
) esperteza
(
) burrice
(
) avareza
(
) ganância
5)
No texto, qual é o significado da expressão
destacada na frase “o rico dá com o pobre”?
6)
Faça a correspondência entre as colunas, de modo
a unir as informações corretas segundo o texto.
a)
O rico
b)
O pobre
c)
A galinha
(
) foi chamado de imbecil.
(
) foi chamado de burro.
(
) deixou grãos de milho.
(
) foi chamada de inconsequente.
(
) deixou moedas pelo caminho.
7)
Que efeito de sentido provoca a repetição “Eu,
eu, eu”, empregada na fala do pobre?
8)
Transcreva do texto um exemplo de discurso
direto.
9)
Localize e transcreva do texto um exemplo de
discurso indireto.
10)
A crônica lida guarda uma semelhança com outro
gênero textual. Que gênero é esse? Justifique sua resposta.
II – PRODUÇÃO DE TEXTO: Construa uma narrativa cujo
personagem principal seja um palhaço triste.
Não esqueça que seu
texto narrativo deve conter os elementos estruturais: personagens, espaço,
tempo, narrador, enredo(acontecimentos). Seu texto deve ter um título e ser
entregue escrito a caneta, com os dados de identificação (nome, turma e data em
que foi solicitado).
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