Escola Estadual de Ensino Fundamental
David Canabarro
Aulas
Programadas
Turma 7B
Período 09/06 à 30/06
NÚMEROS INTEIROS
O conjunto dos números
inteiros é formado por todos os números que não são decimais. Em outras
palavras, o conjunto dos números inteiros é formado pelo conjunto
dos números naturais e seus opostos aditivos
(negativos). Por exemplo: o número 1 pertence ao conjunto dos números
naturais e dos números inteiros. Já o número – 1 pertence apenas ao conjunto
dos números inteiros, pois é o oposto aditivo do natural 1.
Os elementos do conjunto dos números inteiros são os números naturais, seus opostos aditivos e o
zero. Destacamos o zero, pois alguns autores não o consideram como número natural. Portanto, os elementos do conjunto dos números inteiros
são:
Z = {…, – 3, – 2, – 1, 0, 1, 2, 3, …}
A letra Z é usada para representar os
números inteiros porque
essa representação vem do alemão Zahl, que significa “número”.
Os números inteiros podem
ser colocados sobre uma reta. Para isso, basta marcar o ponto onde será
disposto o número zero, chamado origem, escolher uma unidade de medida e usá-la
para marcar os números inteiros. A única regra para a construção dessa reta é
que os números sejam colocados em sequência crescente, da direita para a esquerda.
Por exemplo: suponha que a unidade de medida escolhida seja o centímetro,
a reta numérica será parecida com a
imagem abaixo:
Observe que, começando pelo zero, o
próximo número, à direita, é 1 e, depois, 2, e assim por diante. Para a
esquerda, o próximo número é – 1 e, depois, – 2, e assim por diante. A
distância entre o número 1 e o número 2 é igual a 1 centímetro, pois a
distância entre dois números consecutivos sempre será igual à unidade de medida
usada. Já a distância entre – 2 e 2 é de 4 centímetros.
Note que um número que esteja à direita
sempre será maior que um número à esquerda. Por causa disso, concluímos
facilmente que – 2 < 1.
EXERCÍCIOS
1) Cálculos com Débitos e
Créditos. Efetue:
A) −1 − 2 − 3 =
B) −4 − 5 − 8 + 10 =
C) −7 + 20 − 15 + 20 − 1 =
D) +8 − 10 − 7 + 13 − 14 + 5 − 6
=
E) −13 + 7 − 9 + 5 − 13 =
F) −20 + 10 − 10 + 20 + 14 − 13 − 1 =
G) −8 − 10 + 17 − 3 + 4 − 7 + 8 − 1 =
H) −6 − 7 − 13 − 26 + 54 − 2 =
2) Indique o número inteiro com sinal que representa:
A) O saldo obtido por um crédito de 20 e um débito de 30.
B) O saldo obtido por um débito
de 50 e um crédito de 90 e um débito de 60.
C) O saldo de gols de um time que marcou 23 gols e sofreu 30.
D) O saldo de gols de uma equipe após uma partida que perdeu de 7 a 1.
E) A temperatura final no congelador quando ela sai de −5 °C e aumenta
8 °C.
3) Escreva os números inteiros:
A) Compreendidos entre 1 e 7;
B) Compreendidos entre −3 e 3;
C) Compreendidos entre −4 e 2;
D) Compreendidos entre −2 e 4;
E) Compreendidos entre −5 e −1;
F) Compreendidos entre −6 e 0;
4) Responda:
A) Qual é o sucessor de +8?
B) Qual é o sucessor de – 6?
C) Qual é o sucessor de 0?
D) Qual é o antecessor de +8?
E) Qual é o antecessor de – 6?
F) Qual é o antecessor de 0?
5) Escreva o antecessor dos
números:
A) +4 E) – 799
B) – 4 F) +1000
C) 54 G) −1001
D) – 68 H) +300 06.
6) Escreva o sucessor dos números:
A) −4 E) – 897
B) – 41 F) +100
C) 50 G) −23
D) – 67 H) +277 07.
7) Carolina pegou o elevador no 3º subsolo (– 3) e desceu no 5º andar
(+5). Quantos andares percorreu?
8) Qual é o número maior?
A) +1 ou – 10 E)
– 20 ou – 10
B) +30 ou 0 F) +20 ou – 30
C) – 20 ou 0 G)
– 50 ou +50
D) +10 ou – 10 H) – 30 ou – 15
9) Seja o conjunto A = {-20, -5, 0, 5, 12, -1, 8, 15}
A) Qual é o menor número do conjunto A?
B) Qual é o maior número do conjunto
A?
10) Compare os seguintes pares de números, utilizando os símbolos >
(maior que), < (menor que) ou =.
A) +2 _______ +3 K) −3 ______ −6
B) +5 ________ −5 L) −3 ______ −2
C) −3 ________ +4 M) −8 ______ −2
D) +1 ________ −1 N) 0 ________−5
E) −2 ________ −4 O) −4 ______ −3
F) 5 _________ −5 P) 40 ______ +40
G) −30 ______ −10 Q) −85 ______ +85
H) 100 ______ −200 R) −450 _____ +300
I) −500 ______ 400 S) −500 _____ − 800
J) −2 __________ 0 T) −13 _________ 8
11) Reescreva os números em
ordem crescente:
A) − 9, −3, −7, +1, 0
B) 5, −3, 1, 0, −1, 20
C) −2, −6, −5, −3, −8
D) +25, −3, −18, +15, +8, −9
E) −70, −80, +90, −10
F) +60, −21, −34, −105, −90
G) −400, +620, −840, +1000, −100
12) Reescreva os números em ordem decrescente:
A) +3, −1, −6, +5, 0
B) −4, 0, +4, +6, −2
C) −5, 1, −3, 4, 8
D) +10, +6, −3, −4, −9, +1
E) −18, +83, 0, −172, −64
F) −286, −740, +827, 0, +904
G) 5055, −5005, 5505, 5005, −5055, −5505
H) 423, −243, 234, −324, −432, 342, 243
13) Determine:
A) O oposto de +5 E) O oposto de +18
B) O oposto de – 9 F) O oposto de – 15
C) O oposto de +6 G) O oposto de +234
D) O oposto de – 6
H) O oposto de – 1000
14) Responda:
A) Qual o oposto de cinco
negativo?
B) Qual o oposto de sete
positivo?
C) Qual o oposto de +?
D) Qual o oposto de –?
15) Uma formiga faz o seguinte
percurso sobre uma reta numerada: “A partir do zero, ela caminha cinco unidades
no sentido positivo e em seguida anda sete unidades no sentido negativo.
Determine o ponto em que se encontra a formiga após esse percurso.”
16) Considere os números: 0, 5, 7, −5 −
7.
A) Qual é o maior?
B) Qual é o menor?
17) Considere as afirmações:
I – Qualquer número negativo é menor do
que zero.
II – Qualquer número positivo é maior do
que zero.
III – Qualquer número positivo é maior
do que qualquer número negativo.
Quais alternativas são verdadeiras?
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