domingo, 28 de junho de 2020

8B - Português - 15-06 até 30-06-2020


E. E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada          Ano: 8º          TURMA: 8B          DATA: 15/06/2020.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa         PROFESSORA: Tania M. S. Vargas
      Relembramos todos os tipos de predicado na aula de 29/04. Em especial o predicado nominal. Hoje vamos estudar com detalhes o predicado verbal. Leia o conteúdo e assista as vídeo aulas em https://www.youtube.com/watch?v=DDrv95SEAsU e https://www.youtube.com/watch?v=HsqM3NsKCBc

PREDICADO VERBAL
      É aquele que tem como núcleo um verbo significativo, isto é, um verbo que acrescenta uma ideia ao sujeito.
      Os verbos que aparecem no predicado verbal podem ou não pedir complemento.
Estrutura do predicado verbal:
      O predicado verbal é formado de verbo:
1)       TRANSITIVO: verbo que não tem sentido completo, precisa sempre de complemento. Pode ser:

a)       Transitivo direto (VTD): aquele que precisa de um complemento sem preposição chamado objeto direto (OD).
Ex.: Os pássaros fazem seus ninhos.  VTD= fazem           Objeto direto (OD): seus ninhos

b)       Transitivo indireto (VTI): aquele que precisa de um complemento com preposição chamado objeto indireto (OI).
Ex.: Eu gosto de chocolate.  VTI= gosto              Objeto indireto (OI): de chocolate

c)       Transitivo direto e indireto (VTDI): aquele que precisa de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e outro com preposição (objeto indireto).
Ex.: O menino deu um presente  para a mãe. VTDI= deu    Objeto direto(OD): um presente              Objeto indireto(OI): para a mãe

2)       INTRANSITIVO (VI): aquele que não precisa de complemento, pois é suficiente para transmitir o sentido essencial do predicado.
Ex.: As árvores florescem na primavera.                      Ontem choveu bastante.
OBSERVAÇÕES:
1)       Como encontrar o objeto direto ou indireto na oração:
a)       Para encontrar o objeto direto, pergunta-se (após o verbo): o quê? ou quem?
Ex.: O aluno não entregou a redação.
Pergunta-se: o aluno não entregou o quê?    Resposta: a redação (OD)

b)       Para encontrar o objeto indireto, pergunta-se (após o verbo): a quê(m)? de quê(m)? em quê(m)?
para quê(m)?  outras
Ex.: Obedecemos aos nossos pais.
Pergunta-se: obedecemos a quem?    Resposta: aos nossos pais (OI)

2)       O verbo transitivo direto e indireto (VTDI) aceita duas perguntas: uma sem preposição e outra com preposição, pois precisa de dois complementos (um objeto direto e um objeto indireto)
Ex.: A mãe serviu um prato de mingau ao filho.
Pergunta-se: a mãe serviu o quê? um prato de mingau (OD)        a quem? ao filho (OI)


EXERCÍCIOS:
1)       Sublinhe os verbos e classifique-os como: verbo transitivo direto (VTD), verbo transitivo indireto (VTI), verbo transitivo direto e indireto (VTDI) ou verbo intransitivo (VI).

a)       Aquela aluna fez todas as atividades.
b)       Vocês ainda acreditam em Papai Noel?
c)       Às cinco horas o ônibus partiu.
d)       A biblioteca empresta livros aos sócios.
e)       Ela se dedica muito ao trabalho.
f)        Depois de anos de economia, ele comprou a sua casa própria.
g)       O filho pediu desculpas aos pais.

2)       Retire das orações do exercício nº 1 os complementos verbais e classifique-os como objeto direto ou objeto indireto:
a)                                                                           e)
b)                                                                           f)
c)                                                                           g)
d)
       3)     Nos títulos de livros abaixo, formados por orações com predicado verbal, faça o que se pede:
* Um cadáver ouve rádio.
* Pássaros florescem.
* O mistério mora ao lado.
* Um índio caiu do céu.
a) Separe o sujeito e o predicado de cada uma das orações.
b) Circule o núcleo do predicado.
c) Classifique o verbo de acordo com a transitividade.
d) Identifique e classifique os complementos verbais que encontrar.













E. E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada          Ano: 8º          TURMA: 8B          DATA: 16/06/2020.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa          PROFESSORA: Tania M. S. Vargas
EXERCÍCIOS:
1)       Faça frases com os verbos transitivos diretos e indiretos abaixo, usando os complementos conforme o modelo:
MODELO: Demos (o quê?) (a quem?)
                  Demos um presente a vovó. OD/OI

a)       Informamos (o quê?) (a quem?)
b)       Pedimos (o quê?) (aquém?)
c)       Expliquei (o quê?) (a quem?)

2)       Complete as frases com um objeto direto:
a)       Eu já escolhi                                                               .
b)       Anotei                                                                         .
c)       Nós terminamos                                                       .
d)       Fizeram                                                                       .
e)       Todos leram                                                               .

3)       Use objetos indiretos para completar as frases:
a)       Minha amiga gosta                                                     .
b)       Todos eles precisavam                                              .
c)       Ele desconfiava                                                          .
d)       Eu discordo                                                                 .
e)       Ela só pensava                                                            .

4)       Complete adequadamente:
a)       Os verbos                                                                       não têm sentido complete e precisam de                  complementos: um                                                              e um                                                           .
b)       Verbos                                                     têm sentido completo e devido a isso não precisam de                           .
c)       Os verbos                                                                      não têm sentido completo e precisam de complementos             
preposição, que se liguem diretamente ao verbo.
d)       Os verbos                                                                     não têm sentido completo e precisam de complementos          preposição, que se liguem indiretamente ao verbo.
e)       O                                                            é complemento do verbo transitivo direto.
f)        O                                                            é complemento do verbo transitivo indireto.
g)       O predicado verbal tem como núcleo um verbo                                                 ou de                                             .

5)       Faça a correspondência adequada entre as colunas:
(a)     Verbo intransitivo                                      (    ) O excesso de chuvas destruiu plantações de arroz.
(b)     Verbo transitivo direto                             (    ) Várias pessoas já nasceram nestes meses.
(c)     Verbo transitivo indireto                          (    ) As cidades do norte e nordeste precisam de mais chuvas.
(d)     Verbo trans .direto e indireto                 (    ) As apresentações aconteceram no horário marcado.
(    ) Os gaúchos sofrem o auge do El Niño.
(    ) Os alunos entregaram os trabalhos para a professora.


E. E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada          Ano: 8º          TURMA: 8B          DATA: 17/06/2020.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa          PROFESSORA: Tania M. S. Vargas
EXERCÍCIOS:
1)       Sublinhe o predicado das orações abaixo, circule o seu núcleo e classifique-o como predicado verbal ou predicado nominal:
a)       Marta ficou preocupada durante o final de semana.
b)       Ele ficou na calçada, perto d sua casa.
c)       João e Simone andaram até o shopping.
d)       Eles andavam tristes naqueles dias.
e)       Elisa está aqui.
f)        Eduardo está atrasado hoje.
g)       Camila virou líder da turma.
h)       A menina virou para trás.

2)       Faça a análise morfológica e sintática das orações abaixo, como no modelo:
MODELO: Minha rua é movimentada.
Análise morfológica: Minha: pronome/ rua: substantivo/ é: verbo de ligação/movimentada: adjetivo
Análise sintática:
Sujeito: Minha rua
Núcleo do sujeito: rua
Classificação do sujeito: Simples
Predicado: é movimentada
Núcleo do predicado: movimentada
Classificação do predicado: Predicado Nominal (PN)

a)       Sou muito curiosa.
Análise morfológica:

Análise sintática:
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Classificação do sujeito:
Predicado;
Núcleo do predicado:
Classificação do predicado:

b)       Aquele antigo funcionário ganhou uma promoção.
Análise morfológica:

Análise sintática:
Sujeito:
Núcleo do sujeito;
Classificação do sujeito:
Predicado:
Núcleo do predicado:
Classificação do predicado:

c)       Fizeram doações aos necessitados.
Análise morfológica:

Análise sintática:
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Classificação do sujeito:
Predicado:
Núcleo do predicado:
Classificação do predicado:

d)       A viagem de trem foi cansativa.
Análise morfológica:

Análise sintática:
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Classificação do sujeito:
Predicado:
Núcleo do predicado:
Classificação do predicado:

e)       Choveu muito ontem à noite.
Análise morfológica:

Análise sintática:
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Classificação do sujeito:
Predicado:
Núcleo do predicado:
Classificação do predicado:













E. E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada          ANO: 8º          TURMA: 8B          DATA: 22/06/2020.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa          PROFESSORA: Tania M. S. Vargas
ATIVIDADES:
I – Leia o texto abaixo e faça o que se pede:
Duplo assalto
      Cena: uma esquina escura. Homem parado no meio da rua. Chegam dois assaltantes, vindos um de cada lado, armados e falando quase ao mesmo tempo.
      Os dois (em quase uníssono): Mãos ao alto!
      Homem (levantando os braços): Oh!
      Assaltante 1: Um momento, colega. Eu cheguei primeiro.
      Assaltante 2: O colega está equivocado. Quem chegou primeiro fui eu.
      Assaltante 1: Não é verdade. Quando eu acabei de dizer “ao alto”, o senhor ainda estava em “mãos”.
      Assaltante 2: Absolutamente. Eu trabalho dentro da maior ética. Jamais roubei clientes de um colega.
      Assaltante 1: Eu invoco o testemunho do cliente. (Para o homem:) O senhor, que tem uma aparência de pessoa honesta. Quem lhe apontou primeiro a arma?
      Homem: Os senhores me desculpem, mas eu não gosto de dar palpite no trabalho dos outros.
      Assaltante 2: Colega, o cliente está sendo retido desnecessariamente.
      Assaltante 1: Culpa sua. Se não fosse o colega, o cliente já teria sido atendido, despachado e já estaria a caminho de casa. (Para o homem:) Pode abaixar os braços.
      Homem (abaixando os braços): Obrigado.
      Assaltante 2: Então, como vamos resolver esse impasse?
      Homem: Posso dar uma sugestão? Eu estou com duzentos na carteira. Cem para cada um.
      Assaltante 1: Não, senhor, eu não trabalho com abatimento.
      Assaltante 2: Eu também não. É tudo ou nada. Sem desconto.
      Assaltante 1: Então não tem assalto.
      Assaltante 2: Não tem assalto. (Para o homem:) O senhor está liberado. Boa noite.
      Assaltante 1: Boa noite: (Saem cada qual para seu lado.)
      Homem (aliviado): É por isso que eu digo: quanto mais ladrão, melhor.
(Max Nunes. O pescoço da girafa.)
II – ESTUDO DO TEXTO
      Duplo assalto é, segundo o próprio autor, uma “pecinha policial”. É, portanto, um texto dramático, isto é, escrito para ser representado.
1)       Como em outros gêneros que utilizam a narração (conto, fábula, lenda etc.), na cena do “duplo assalto” também é narrada uma história, aparecem personagens, que atuam num determinado tempo e lugar.
a)       Onde acontece a cena?
b)       Quem são as personagens?
c)       O que acontece de inusitado no texto?
d)       Qual o desfecho de tão singular ocorrência?
e)       Você saberia calcular, aproximadamente, o tempo de duração da cena?

2)       Releia a última fala do texto:
a)       Isoladamente, fora do contexto, essa frase seria considerada verdadeira ou absurda? Explique.

b)       No texto, a frase parece incoerente? Justifique.


3)       Há algum narrador no texto? Explique o porquê dessa opção.

4)       Como o texto dramático é escrito para ser representado num palco, por atores que “encarnarão” as personagens, o que é necessário para que os espectadores:
a)       Entendam onde se passa a ação?

b)       Entendam a história?

c)       Entendam quem são as personagens?


5)       No texto teatral escrito, como é possível:
a)       Saber a quem pertencem as falas?

b)       Saber como as personagens devem falar ou andar?


6)       Entre os diferentes recursos para provocar humor, assinale quais foram utilizados pelo autor no texto Duplo assalto:
(    ) Final inesperado, surpreendente.
(    ) Uso de linguagem inadequada à(s) personagem (ns).
(    ) Exploração de situação inusitada.
(    ) Quebra da expectativa do leitor.
(    ) Uso de termos de duplo sentido.
(    ) Inadequação entre título e texto.

7)       Observe a linguagem utilizada pelas personagens.
a)       Os assaltantes empregam linguagem formal ou informal? Localize alguns trechos que comprovem sua resposta.
b)       Você acha que esse tipo de linguagem é adequada às personagens? Por que razão o autor a teria utilizado?






E. E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada          ANO: 8º          TURMA: 8B          DATA: 23/06/2020.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa          PROFESSORA: Tania M. S. Vargas
Atividade:
PRODUÇÃO DE TEXTO: Construa um texto como “Duplo assalto”, ou seja, um texto dramático (que é escrito para ser representado). Pode ser humorístico ou não.



























E. E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada          ANO: 8º          TURMA: 8B          DATA: 24/06/2020
DISCIPLINA: Língua Portuguesa          PROFESSORA: Tania M. S. Vargas

ESTUDO DA ORTOGRAFIA:
Uso de mas, más e mais
·         Mas é uma conjunção adversativa, que indica, obviamente, uma contrariedade. Pode ser substituída por outra conjunção adversativa (porém, contudo, entretanto, todavia etc.).
Ex.: Saí cedo de casa, mas cheguei atrasada no trabalho.

·         Más é a forma feminina no plural do adjetivo mau.
Ex.: As atitudes delas eram extremamente más.

·         Mais ´´é um advérbio de intensidade; também pode dar ideia de adição. Invertendo o significado da frase, pode ser substituído por menos.
Ex.: Ele foi quem mais estudou para as provas.
       Dois mais dois são quatro.
EXERCÍCIOS:
1)       Complete as frases abaixo com mas, más ou mais:
a)       Isabele era bonita,                   solitária.
b)       Ele sempre foi                    esperto que seu irmão.
c)       Fui ao zoológico,                  não vi os elefantes.
d)       Ele é                  atencioso que você.
e)       É preciso que voltes                   cedo.
f)        Algumas crianças são                   com os animais.
g)       Quanto                 alto subires, maior será teu tombo.
h)       Os animais ficaram furiosos,                   não nos atacaram.
i)         Fomos ao teatro,                 não gostamos da peça.

2)       Escreva duas frases de exemplo para:
a)       Mas

b)       Más

c)       Mais


3)       Pesquise mensagens publicitárias e jornalísticas que contenham mas, más e mais.






E. E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada          ANO: 8º          TURMA: 8B          DATA: 29/06/2020.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa          PROFESSORA: Tania M. S. Vargas
EXERCÍCIOS DE REVISÃO:
1)       Circule os verbos e classifique-os como VL, VI, VTD, VTI ou VTDI:
a)       O cofre está vazio.
b)       O empregado pediu um aumento de salário ao patrão.
c)       Ele esqueceu a carteira em casa.
d)       Os turistas chegaram na cidade.
e)       Minha prima não acreditou em mim.

2)       Leia as orações, observe o(s) termo(s) sublinhado(s) com atenção e assinale a alternativa correta:

a)       Aquele prédio apresentava muitos problemas.
(    ) sujeito          (    ) predicativo do sujeito          (    ) objeto direto          (    ) objeto indireto

b)       Hoje as lojas da cidade ficaram fechadas.
(    ) sujeito          (    ) predicativo do sujeito          (    ) objeto direto          (    ) objeto indireto

c)       A inflação em nosso país continua alta.
(    ) sujeito          (    ) predicativo do sujeito          (    ) objeto direto          (    ) objeto indireto

d)       Os animais obedecem a seus instintos.
(    ) sujeito          (    ) predicativo do sujeito          (    ) objeto direto          (    ) objeto indireto

e)       Ninguém deu importância à sua presença.
(    ) sujeito          (    ) predicativo do sujeito          (    ) objeto direto          (    ) objeto indireto

f)        As aulas foram suspensas em todo o país.
(    ) sujeito          (    ) predicativo do sujeito          (    ) objeto direto          (    ) objeto indireto

g)       Ele contou a verdade a todos.
(    ) sujeito          (    ) predicativo do sujeito          (    ) objeto direto          (    ) objeto indireto

h)       Thiago comprou uma nova casa.
(    ) sujeito          (    ) predicativo do sujeito          (    ) objeto direto          (    ) objeto indireto

i)         Algumas pessoas gostam de chocolate, outras não.
(    ) sujeito          (    ) predicativo do sujeito          (    ) objeto direto          (    ) objeto indireto

j)         Alguns rios nordestinos ficam secos em certas épocas.
(    ) sujeito          (    ) predicativo do sujeito          (    ) objeto direto          (    ) objeto indireto




E. E. E. F. DAVID CANABARRO
ATIVIDADE: Aula programada          ANO: 8º          TURMA: 8B          DATA: 30/06/2020.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa          PROFESSORA: Tania M. S. Vargas
CONTINUAÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO:
1)       Elabore um pequeno parágrafo narrativo e empregue mas, más e mais.




2)       Assinale as frases em que o uso dos porquês esteja errado. Depois faça a correção.

(    ) Por que você está aqui?
(    ) Eu estou aqui por que estava com saudade de você.
(    ) Não entendi porque você está aqui.
(    ) Chegaste duas horas atrasado, porquê?
(    ) Não quero explicar a você o porque do meu atraso.

3)       Complete as orações com predicados nominais:

a)       Minhas notas                                                                      .
b)       O ônibus                                                                              .
c)       Minha avó                                                                           .
d)       Ele                                                                                        .
e)       As ruas                                                                                .

4)       Crie predicados verbais para as orações abaixo:

a)       Meu aparelho ortodôntico                                             .
b)       A internet                                                                           .
c)       A pandemia                                                                        .
d)       Nossas mãos                                                                      .
e)       Aquele shopping                                                               .



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