A VINDA DOS AÇORIANOS
O interesse da Coroa Portuguesa pelas terras do Continente aumentou bastante por volta da metade do século XVIII. Por isso, em 1750, ela assinou com os espanhóis o Tratado de Madri. Segundo esse tratado, as terras dos Sete Povos das Missões pertenceriam a Portugal, que em troca, daria à Espanha a Colônia do Sacramento.
Com a intenção de povoar a região das missões e de criar povoados que ajudassem a defender os territórios do sul do Brasil, a Coroa Portuguesa incentivou a vinda de moradores das ilhas dos Açores.
Os açorianos que vieram para o Brasil eram em sua maioria jovens, casados e com poucos filhos. Eles foram atraídos por algumas promessas da Coroa, como a concessão de uma data (pequena propriedade ou faixa de terra), de alguns animais, de farinha no primeiro ano e de instrumentos agrícolas. Muitas dessas promessas não foram cumpridas.
O objetivo inicial da Coroa era que os açorianos ocupassem a região dos Sete Povos. Mas os indígenas aldeados e os jesuítas resistiram aos ataques de portugueses e espanhóis, e o Tratado de Madri acabou não sendo cumprido.
Como não puderam ir para a região das missões, muitos açorianos se instalaram nos arredores de Rio Grande. Outros se dirigiram para os campos de Viamão ou para a beira do rio Jacuí, onde foram obrigados a viver por conta própria.
Na região dos campos de Viamão, os açorianos ajudaram a formar diversas localidades. Santo Antônio da Patrulha e Osório são exemplos.
Muitos açorianos se instalaram às margens do lago Guaíba, onde havia um porto, dando origem a um povoado que ficou conhecido como Porto dos Casais.
A importância do Continente foi crescendo. Para facilitar a administração da região, a Coroa criou a Capitania de São Pedro do Rio Grande, com capital em Rio Grande. Capitania era cada uma das divisões administrativas de terras do Brasil no período colonial.
A invasão do sul da capitania pelos espanhóis obrigou os portugueses a transferirem a capital para Viamão. Para impedir o avanço dos espanhóis, muitos açorianos foram instalados em localidades ao longo do rio Jacuí - como Triunfo, Taquari e Rio Pardo - junto a guarnições militares.
Em 1773, a capital da capitania foi transferida de Viamão para Porto dos Casais, que a partir desse momento passou a se chamar Porto Alegre. Essa mudança aconteceu principalmente por causa de localização privilegiada da nova capital, à beira do Guaíba.
1) O que dizia o Tratado de Madri?
2) Por que a Coroa portuguesa incentivou a vinda de moradores das ilhas dos Açores?
3) Como eram os açorianos que vieram para o Brasil?
4) Por que eles foram estimulados a emigrar?
5) Quais foram as promessas da Coroa que os atraíram?
6) Qual era o objetivo inicial da Coroa?
7) Por que o Tratado de Madri acabou não sendo cumprido?
8) Que localidades os açorianos ajudaram a formar na região dos campos de Viamão?
9) Por que a Coroa criou a Capitania de São Pedro do Rio Grande?
10) O que era uma capitania?
11) O que aconteceu em 1773?
12) Por que essa mudança aconteceu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário