sábado, 4 de julho de 2020

5º B - Atividades do dia 2 de julho

CADERNO DE HISTÓRIA


A VIDA NAS MISSÕES
As missões jesuíticas reuniam indígenas de diversas aldeias. Os líderes nativos foram muito importantes no processo de aldeamento, pois convencidos pelos jesuítas, ajudaram a persuadir os indígenas a irem morar nas missões. Nos aldeamentos jesuítas, a autoridade desses chefes continuou sendo respeitada tanto pelos indígenas quanto pelos padres. Cada missão possuía uma estância, onde era criado gado, e ervais, onde se coletava a erva-mate. Os indígenas também plantavam alimentos, como o milho, a mandioca (aipim), a batata-doce, o feijão e a abóbora, além de algodão, usado para fazer roupas. No centro da missão estavam a praça e, em posição de destaque, a igreja. Próximo à igreja, ficava o colégio, onde alguns meninos eram alfabetizados, aprendiam música e técnicas agrícolas. As oficinas dos artesãos (tecelões, ferreiros, carpinteiros, escultores) e o cemitério também ficavam perto da igreja, assim como o hospital e os depósitos. As casas dos indígenas eram em geral feitas de tijolos e telhas de barro e enfileiravam-se ao redor da praça. Os jesuítas permitiam que os Guarani continuassem falando sua língua. Entretanto, muitos dos hábitos indígenas foram simplesmente proibidos, principalmente os ligados à religião. 1) O que as missões jesuíticas reuniam? 2) Por que os líderes nativos foram muito importantes no processo de aldeamento? 3) O que cada missão possuía? 4) Que alimentos os indígenas plantavam? 5) O que ficava no centro da missão? 6) Que ficava próximo à igreja e o que acontecia nele? 7) O que também ficava perto da igreja? 8) Como eram as casas dos indígenas?




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