A ECONOMIA GAÚCHA NO IMPÉRIO
Na primeira metade do século XIX, o café tronou-se o produto mais importante da economia brasileira. Grandes quantidades de café eram produzidas e exportadas principalmente para a Europa. Com isso, os grandes fazendeiros que plantavam o produto passaram a ter muita influência nas decisões políticas do país.
No Rio Grande do Sul, a atividade econômica de maior destaque no século XIX era a pecuária. Principalmente na região da Campanha, havia muitas estâncias onde se criava o gado, que era em grande parte enviado para as charqueadas. O charque era vendido sobretudo para o centro do país, onde alimentava os escravizados que trabalhavam nas grandes fazendas.
Mas não foi só de estâncias e charqueadas que o Rio Grande do Sul viveu no século XIX. A produção econômica dos imigrantes alemães, embora tenha sido bem menor do que a produção relacionada ao gado, foi tornando-se cada vez mais importante ao longo do século.
Na região do planalto gaúcho também se desenvolveram algumas atividades importantes no século XIX. Destacam-se a criação de cavalos, éguas e mulas, que eram vendidos principalmente no centro do país, e a coleta da erva-mate.
1) Qual era o produto mais importante da economia brasileira na primeira metade do século XIX?
2) E no Rio Grande do Sul, qual a atividade de maior destaque no século XIX?
3) Para onde era vendido o charque?
4) Que outra produção econômica foi tornando-se cada vez mais importante ao longo do século?
5) Na região do planalto gaúcho, que outras atividades importantes destacam-se?
Nenhum comentário:
Postar um comentário