CADERNO DE HISTÓRIA
AS DISPUTAS ENTRE PORTUGUESES E ESPANHÓIS E OS TRATADOS
Vimos que o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, dividia o Novo Mundo entre as Coroas portuguesa e espanhola. De acordo com essa divisão, as terras do atual Rio Grande do Sul deveriam ser espanholas.
Mas, em 1580, as Coroas de Portugal e Espanha foram unificadas, pois não havia um herdeiro português para o trono. Assim , o rei da Espanha tornou-se também rei de Portugal. Essa união ficou conhecida como União Ibérica.
Com isso, comerciantes portugueses passaram a fazer seus negócios na cidade de Buenos Aires, hoje capital da Argentina.
Quando a União Ibérica acabou, em 1640, os comerciantes portugueses foram expulsos de Buenos Aires. Para não perderem seus negócios, eles exigiram a criação de um posto comercial na região do rio da Prata. Assim, em 1680, a Coroa portuguesa criou a Colônia do Sacramento, em frente à cidade de Buenos Aires, na outra margem do rio.
Os portugueses sabiam que, segundo o Tratado de Tordesilhas, a Colônia do Sacramento estaria na área espanhola. Mas resolveram aplicar um princípio chamado de Uti Possidetis - ou seja, quem ocupasse as terras teria a posse delas.
Os espanhóis não concordaram com isso. Por diversa vezes eles cercaram ou ocuparam a cidade para expulsar os portugueses.
1) O que fazia o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494?
2) Como ficava o nosso estado de acordo com essa divisão?
3) Que aconteceu em 1580?
4) Quando a União Ibérica acabou, o que aconteceu?
5) Para não perderem seus negócios, o que comerciantes portugueses exigiram?
6) Que aconteceu em 1680?
7) O que era o princípio chamado Uti Possidetis?
Nenhum comentário:
Postar um comentário